São João

Conheça a história e simpatias para Santo Antônio

Santo Antônio é um dos padroeiros do mês junino e o santo casamenteiro

Flávio Paulo da Silva Filho
Flávio Paulo da Silva Filho
Publicado em 12/06/2021 às 16:44 | Atualizado em 21/07/2022 às 14:23
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Todo mundo sabe que Santo Antônio, São João e São Pedro são os padroeiros das festas juninas, não é? Mas você já conhece as trajetórias e simpatias feitas para cada um deles? Pensando nisso, a TV Jornal vai te contar a história de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Tradição histórica

As comemorações no mês de junho acontecem há muito tempo, desde antes do nascimento de Jesus, quando povos pagãos celebravam o solstício de verão. Na tradição, a festa era para marcar o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

Com o crescimento do Cristianismo, essa celebração foi incorporada ao calendário da Igreja, dessa vez transferindo a data de festividade do solstício (21 de junho) para a do nascimento de São João Batista, em 24 de junho.

Depois disso, por volta do século 13, foram inseridas no calendário as datas comemorativas de Santo Antônio (13/06) e São Pedro (29/06).

É por esse motivo que os três são considerados santos padroeiros da festa junina.

Santo Antônio

Nascido em Lisboa, com data estimada entre 1190 a 1195, Santo Antônio recebeu o nome de Fernando no seu batismo. Ele era membro de uma família abastada, a família Bulhões, mas abdicou da fortuna para se dedicar à ordem dos franciscanos.


Era conhecido por ter grande domínio da Bíblia e alguns dos seus escritos são conservados até hoje. Morreu aos 35 anos, em 13 de junho de 1231, sendo canonizado no ano seguinte.

Ficou conhecido como padroeiro dos pobres e também como santo casamenteiro, além de ser invocado quando é preciso achar objetos perdidos. Uma basílica foi erguida em Pádua (Itália) sobre seu túmulo, local que é muito conhecido pelos turistas e fiéis.

> Saiba tudo sobre o São João Danado de Bom 2021

Simpatia para o Santo Casamenteiro

Como manda a tradição, Santo Antônio é solicitado quando o assunto é casamento. Confere uma simpatia para saber se o casamento está próximo no vídeo abaixo:

Para conhecer outras simpatias, fica de olho nos intervalos da programação da TV Jornal!

São João Danado de Bom

No dia 19 de junho, às 21h30 a gente tem um encontro marcado. Após dois anos, Elba Ramalho está de volta a Caruaru para comandar nossa live junina. A transmissão acontece no nosso canal no YouTube e também nas redes sociais. Já se inscreve e ativa o sininho para não perder.