Aniversário de Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes: 429 anos de história e cultura da cidade que é berço da pátria

Em seus 429 anos, Jaboatão dos Guararapes tem histórias e muitas belezas naturais desbravadas em especial produzido pela TV Jornal

Roberta Salles
Roberta Salles
Publicado em 04/05/2022 às 10:46 | Atualizado em 04/05/2022 às 19:18
Notícia
Jailton Junior/JC Imagem
Ruínas da Igreja do Rosário dos Homens Pretos na Muribeca, Jaboatão dos Guararapes - FOTO: Jailton Junior/JC Imagem

Já ouviu falar que Jaboatão dos Guararapes é o berço da pátria? Pois é, minha gente! Era 4 de maio de 1593 quando Bento Luiz de Figueirôa fundou oficialmente o município sobe o nome de Jaboatão dos Guararapes, que significa "Estrondo de Tambores". E falando em estrondo de tambores, o Monte dos Guararapes foi o palco de duas batalhas que moldaram a história do país: a Batalha dos Guararapes.

Batalha dos Guararapes

Em 1648 e 1649 foram anos que marcaram o curso da história: o povo se uniu com um objetivo em comum: se unir contra um inimigo em comum. Tudo isso lá no Monte dos Guararapes, uma região super privilegiada com vista para outras regiões além de ser caminho para o Cabo de Santo Agostinho. E justamente por todos esses atrativos, o Monte chamou a atenção dos holandeses que se apressaram para dominar o lugar. Só que eles não contaram com um detalhe: o povo daqui conhecia muito mais a região, né? A região onde houve as duas batalhas se divide em três morros: Morro do Oiteiro, Morro do Oitizeiro e o Boqueirão. Os soldados armados até os dentes não foram páreos para a resistência luso-brasileira formada por diversos grupos étnicos: os indígenas, negros e portugueses. Os líderes desse grande grupo foram João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Francisco B. de Meneses, Filipe Camarão e Henrique Dias. Confira no vídeo a história completa:

A história dos Bairros de Jaboatão dos Guararapes

E se é pra falar de história, minha gente, deixa com a gente. A gente foi a atrás das ruínas históricas lá no bairro de Muribeca, onde existe uma vila que guarda segredos históricos e muita beleza que nos faz viajar para uma época onde, com certeza, houve muita coisa que ajudou a formar a sociedade jaboatonense. Não só isso, você sabe a origem do bairro de Cavaleiro? E mais, que ele não se chamava Cavaleiro e sim Cavalheiro e já teve a ilustre visita de Dom Pedro II? Confira essa história assistindo ao vídeo:


Pluralidade e contemporaneidade

Que tal dar uma pausa no dia agitado e dar um passeio massa pela orla de Piedade ou Candeias? Ah, e combinando com a maré baixa, se formam piscinas naturais maravilhosas para um banho legal observando os corais sem sair da Região Metropolitana, já penssasse? E não só isso, se pensou em fazer feira e no precinho é só lembrar do bairro de Prazeres. A gente te mostra esse passeio pela pluralidade de Jaboatão, passando por praia e feira e te convidando para conhecer as belezas e delícias de Jaboatão. Confira.

 

Jailton Junior
Monte dos Guararapes - Jailton Junior
Jailton Junior/JC Imagem
Mirante do Monte dos Guararapes - Jailton Junior/JC Imagem
Jailton Junior/JC Imagem
Monte dos Guararapes - Jailton Junior/JC Imagem
Jailton Junior/JC Imagem
Monumento em homenagem aos líderes das Batalhas dos Guararapes no Monte dos Guararapes - Jailton Junior/JC Imagem
Jailton Junior/JC Imagem
Acervo do Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes - Jailton Junior/JC Imagem
Jailton Junior/JC Imagem
Feira de Prazeres - Jailton Junior/JC Imagem
Jailton Junior/JC Imagem
Ruínas da Igreja do Rosário dos Homens Pretos na Muribeca, Jaboatão dos Guararapes - Jailton Junior/JC Imagem

Comentários