ANIVERSÁRIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Jaboatão dos Guararapes 429 anos: Entenda a Batalha dos Guararapes

Em seus 429 anos, Jaboatão dos Guararapes tem histórias e muitas belezas naturais desbravadas em especial produzido pela TV Jornal

Roberta Salles
Roberta Salles
Publicado em 04/05/2022 às 14:49 | Atualizado em 04/05/2022 às 14:56
Notícia
Jailton Junior/JC Imagem
Monumento em homenagem aos líderes das Batalhas dos Guararapes no Monte dos Guararapes - FOTO: Jailton Junior/JC Imagem

Era 4 de maio de 1593 quando Bento Luiz de Figueirôa fundou oficialmente o município sobe o nome de Jaboatão dos Guararapes, que significa "Estrondo de Tambores". E falando em estrondo de tambores, o Monte dos Guararapes foi o palco de duas batalhas que moldaram a história do país: a Batalha dos Guararapes. Lá no período da ocupação holandesa em Pernambuco, as nossas terras estava sendo super cobiçada pelos novos invasores, nesse meio tempo que os holandeses quiseram atacar o povo e até tentaram mas deu totalmente errado porque a resistência luso-brasileira já estava prontíssima para defender o nosso território. Território esse conhecido como Monte dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes.

 

Batalha dos Guararapes

Em 1648 e 1649 foram anos que marcaram o curso da história: o povo se uniu com um objetivo em comum: se unir contra um inimigo em comum. Tudo isso lá no Monte dos Guararapes, uma região super privilegiada com vista para outras regiões além de ser caminho para o Cabo de Santo Agostinho. E justamente por todos esses atrativos, o Monte chamou a atenção dos holandeses que se apressaram para dominar o lugar. Só que eles não contaram com um detalhe: o povo daqui conhecia muito mais a região, né? A região onde houve as duas batalhas se divide em três morros: Morro do Oiteiro, Morro do Oitizeiro e o Boqueirão. Os soldados armados até os dentes não foram páreos para a resistência luso-brasileira formada por diversos grupos étnicos: os indígenas, negros e portugueses. Os líderes desse grande grupo foram João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Francisco B. de Meneses, Filipe Camarão e Henrique Dias.

 

Jailton Junior
Monte dos Guararapes - Jailton Junior
Jailton Junior/JC Imagem
Mirante do Monte dos Guararapes - Jailton Junior/JC Imagem
Jailton Junior/JC Imagem
Monte dos Guararapes - Jailton Junior/JC Imagem

Comentários