Pets

PETS: Saiba por que o chocolate é um alimento proibido para gatos e cachorros

O chocolate é um dos alimentos que os animais não devem comer de forma alguma

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 24/05/2022 às 21:10
iStock
Como está a saúde renal dos seus pets? Veja como prevenir e identificar doenças renais nos pets - FOTO: iStock

Muitas pessoas já sabem que gatos e cachorros não podem comer chocolate. Mas você conhece o motivo dessa proibição?

Apesar de ser o doce favorito de milhões de pessoas, os pets não podem consumir chocolate em hipótese alguma. Isso porque o chocolate contém duas substâncias que o organismo dos gatos e cachorros não conseguem metabolizar: cafeína e teobromina

O que essas substâncias causam

A teobromina causa os sintomas mais pesados, como crise alérgica, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, entre outros. Já a cafeína, mesmo estando no cacau em menor concentração, piora o quadro de intoxicação do pet.

Caso aconteça do seu animal de estimação comer chocolate em um momento que fugiu do seu controle, os sintomas aparecem, geralmente, de duas a quatro horas após a ingestão e podem durar por até 72h. 

Shutterstock
- Shutterstock

Conheça todos os sintomas

Por isso, é importante sempre estar atento aos sintomas: vômitos, diarreias, taquicardia, arritmia, urina em excesso de forma descontrolada, contrações musculares, excitação nervosa e aumento da pressão arterial são alguns dos que mais acontecem.

O que fazer caso seu cachorro ou gato coma chocolate?

Se você notar um ou mais desses sintomas no seu bichinho, é hora de correr para o veterinário. Não hesite: é de extrema importância que seu pet seja avaliado e receba os cuidados necessários. Afinal, a ingestão do chocolate pode até mesmo levar os animais a óbito.

Evite tentar induzir o bichinho ao vômito em casa, pois isso pode causar outros problemas na saúde do animal, caso seja feito da forma errada. O ideal é deixar o veterinário cuidar da recuperação de forma segura e que seja melhor possível para a saúde do pet.

Depositphotos
- Depositphotos

Como evitar que pets comam chocolate

Os tutores devem sempre orientar as pessoas do seu convívio com essas informações, principalmente crianças ou pessoas estranhas que vão ficar com o cachorro por algum período de tempo. É importante frisar para elas que mesmo com o pet fazendo carinha fofa de pidão, eles jamais devem ceder o alimento.

Em casa, é ideal sempre manter o doce longe do alcance dos pets. Lembre-se que seu gato pode ser mais engenhoso na hora de tentar pegar um pouco de chocolate, por ter mais facilidade de subir em lugares altos.

Reprodução
Entenda porque seus pets devem ficar longe do doce - FOTO:Reprodução
Shutterstock
- FOTO:Shutterstock
Depositphotos
- FOTO:Depositphotos