Saúde

Vasculite: entenda a doença que afetou visão, audição e movimentos do ator Ashton Kutcher

Doenças conhecidas pelo nome comum de vasculite afetam os vasos sanguíneos e podem causar alterações na visão e perda dos movimentos.

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 09/08/2022 às 23:35 | Atualizado em 09/08/2022 às 23:36
Notícia
AFP
"Tenho sorte em estar vivo", disse o ator estadunidense Ashton Kutcher sobre a vasculite. - FOTO: AFP

Recentemente, o ator Ashton Kutcher, de 44 anos, compartilhou a sua experiência com um tipo de vasculite autoimune. No programa de televisão, Kutcher disse ter ficado sem ver, ouvir e andar por conta da doença.

O ator revelou que foi diagnosticado há dois anos com uma vasculite autoimune, embora não tenha especificado qual. Isso porque a vasculite é, na realidade um conjunto de doenças raras que causam a inflamação das paredes dos vasos sanguíneos.

"Três anos, eu tive uma forma estranha e super rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio", contou.

O que é vasculite?

A vasculite nada mais é do que a inflamação da parede do vaso sanguíneo. "Isso pode resultar no estreitamento e até fechamento dos vasos", explica reumatologista e professora de Medicina da Universidade Positivo em Curitiba (PR) Bruna Chu.

O resultado, de acordo com ela, pode levar à falta de sangue para diferentes órgãos do corpo humano. Contudo, existem mais de 20 tipos de vasculite, embora Ashton não tenha detalhado exatamente qual o afetou.

Quais são os sintomas de vasculite?

Os sintomas de uma vasculite dependem necessariamente de qual tipo está sendo observado. Por exemplo, algumas formas de vasculite causam sintomas leves, como lesões de pele.

Contudo, outras formas podem chegar a causar quadros mais graves, acometendo sistema nervoso central, pulmões, rins, olhos e aparelho auditivo, como explica o reumatologista Henrique Dalmolin, do Hospital Moriah.

Entre os sintomas comuns das várias formas de vasculite estão:

  • lesões na pele, como erupções, urticária e púrpura;
  • fadiga;
  • febre;
  • fraqueza;
  • dor nas articulações; e
  • dor de cabeça.

Outros sintomas incluem a falta de ar, alterações na visão, congestão e sangramento no nariz, problemas nos rins, emagrecimento e problemas nos nervos.

Como é o tratamento de vasculite?

Na maioria dos casos, as vasculites são doenças crônicas autoimunes. Isso significa que elas são causadas pelo próprio organismo do paciente.

Por conta disso, o principal tratamento para vários dos tipos de vasculite é justamente o uso de medicações imunossupressoras que ajudam a controlar a atividade dos anticorpos que causam o quadro.

ILUSTRATIVA/ANNA SHVETS/PEXELS
Diferentes tipos de vasculite podem ser tratados com o uso de medicamentos imunossupressores. - ILUSTRATIVA/ANNA SHVETS/PEXELS

Antes de partir para o tratamento, é fundamental ter um diagnóstico preciso, que pode ser obtido por meio de exames laboratoriais de sangue e de imagem e consultas médicas.

"[O diagnóstico] depende da avaliação dos sintomas, exames complementares e muitas vezes precisamos excluir outras doenças que têm manifestações semelhantes", explica Bruna Chu.

Ainda de acordo com ela, a resposta ao tratamento é melhor quanto mais precoce for o diagnóstico, "antes que o quadro cause estreitamento ou fechamento dos vasos sanguíneos".

* Com informações da BBC Brasil

Comentários