saúde

GORDURA NO FÍGADO: Saiba as 8 principais causas de gordura no fígado

Conheça as causas mais comuns de gordura no fígado e suas consequências

Lawanne Arruda
Lawanne Arruda
Publicado em 31/10/2022 às 23:17 | Atualizado em 05/11/2022 às 13:11
Notícia
Freepik
Alimentos ultraprocessados e 'junk food' de modo geral já são associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares - FOTO: Freepik

O acúmulo de gordura no fígado, quadro clínico chamado de esteatose hepática, geralmente está relacionado ao estilo de vida do paciente, principalmente quando há uma dieta rica em gordura e carboidratos, sedentarismo e bebidas alcoólicas frequentes e em excesso.

É de extrema importância tratar da esteatose hepática quando identificada, pois ela pode desencadear problemas ainda mais graves, como uma cirrose.

Freepik
Alimentos ultraprocessados e 'junk food' de modo geral já são associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares - Freepik

Quais são as principais causas de gordura no fígado?

1. Comorbidades relacionadas ao metabolismo

Um desequilíbrio entre a produção, absorção e a utilização de triglicerídeos pelo corpo, provoca o aumento de gordura retida no fígado. Quadros como obesidade, a diabetes do tipo 2 e a resistência à insulina são as doenças comumente propensas ao desenvolvimento de esteatose hepática. É muito importante o acompanhamento médico nesses casos.

2. Colesterol elevado

Uma das principais causas de acúmulo de gordura é o colesterol alto, caracterizado pelo aumento do 'colesterol ruim' (LDL) e de triglicerídeos.

3. Alimentação com gordura e açúcar em excesso e sedentarismo

Uma dieta pouco saudável, repleta de gorduras e açúcares, é uma grande vilã. É importante melhorar os hábitos alimentares e dar preferência a alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais.

O sedentarismo também é um ponto chave, visto que a prática de alguma atividade física auxilia na eliminação de toxinas e "queima" de gordura.

4. Consumo excessivo de álcool

A gordura no fígado também pode surgir devido ao consumo exagerado de álcool.

Alimentos proibidos para quem tem colesterol alto

5. Hepatite B ou C

A presença de hepatite B ou hepatite C crônica provoca lesões nas células do fígado e acabam por  dificultar o trabalho do órgão, promovendo o acúmulo.

6. Uso de medicamentos

O uso de alguns medicamentos, como amiodarona, corticoides, estrógenos ou tamoxifeno, tendem a contribuir para o acúmulo de gordura no fígado por provocarem lesões no fígado. É também muito importante o acompanhamento médico nesse caso.

7. Doença de Wilson

A doença de Wilson é uma doença rara que se manifesta na infância. Ela tem como característica a incapacidade do corpo metabolizar o cobre em excesso do organismo, resultando em um quadro de intoxicação, que acaba por lesionar o fígado.

8. Desnutrição

Casos de desnutrição provocam diminuição das moléculas responsáveis pela retirada de gordura, as lipoproteínas, impossibilitando a saída dos triglicerídeos do fígado.

Como diagnosticar?

O excesso de gordura no fígado normalmente não apresenta sintomas, mas pode ser indicada por alguns sinais. O diagnóstico certo é feito através de exames médicos.

 

Comentários