CURIOSIDADES

Posição que Napoleão perdeu a guerra: Confira de onde surgiu a expressão sob a posição que o imperador teria sido derrotado

Expressão só é utilizada no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Nelly Sandra

Publicado em 23/11/2023 às 20:49
Notícia
X

Uma expressão normalmente usada quando a pessoa está na posição genupeitoral (ajoelhado com a cara no chão), ou simplesmente a famosa "de quatro", atribuída à possível posição que general francês Napoleão Bonaparte estava no momento de sua derrota, só existe na língua portuguesa. O fato é que não há comprovação histórica de que isso realmente tenha ocorrido.

Existem várias explicações sobre a possibilidade de Napoleão ter se abaixado durante a Batalha de Waterloo, onde a derrota em 1815, marcaria o fim do Império Francês. Segundo a historiadora Raquel Stoiani, autora do livro 'Da Espada à Águia: Construção Simbólica do Poder e Legitimação Política de Napoleão Bonaparte', o imperador teria tentando apanhar algum objeto seu que caiu no chão e no momento, ter sido exposto ao inimigo.

Outra versão que é dada por várias pessoas, afirma que Napoleão estava sofrendo de uma suposta crise de hemorroidas, onde ele teria passado horas de quatro, sem conseguir andar a cavalo. Esse motivo, teria feito com que ele não tivesse tempo o suficiente para elaborar devidamente uma estratégia para o embate.

Alguns outros pesquisadores cogitaram a possibilidade da expressão ter se originado quando Napoleão e seus soldados, enquanto voltavam exaustos e derrotados das geleiras russas. Durante o percurso, eles caíam em um ângulo de 90 graus, sendo o início da derrota do general.

Mas segundo o historiador americano David Bell, especialista em Napoleão da Universidade Johns Hopkins, essa expressão não é encontrada em outras línguas. “Em inglês, alemão ou francês não existe menção ao fato”, afirmou.

Não importa qual a explicação dada para a expressão e nem quando surgiu, porém sabe que ela não possui confirmação de existência. A história ainda pode ser uma vingança sarcástica da coroa portuguesa, que saiu fugida de seu país, pelo imperador francês.

Tags

Autor