FITOTERAPIA

Plantas que ajudam a dormir: fitoterapeuta indica 4 plantas que ajudam a combater a insônia

Para auxiliar na qualidade do sono, a naturóloga e professora Renata Azeredo dá dicas do mundo fitoterápico

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 27/11/2023 às 11:49 | Atualizado em 28/11/2023 às 7:58
Notícia
X

Conforme expõem estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), grande parte da população brasileira, cerca de 72%, sofrem com doenças relacionadas a distúrbios do sono, entre eles, a insônia.

Tais condições afetam a energia, qualidade de vida do indivíduo e a realização de tarefas diárias, que vão desde o trabalho ao simples ato de descansar.

Consultar o médico para obter o tratamento adequado é imprescindível e recomendado. Contudo, além do uso de medicamentos receitados, a fitoterapia também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Para falar um pouco mais sobre o universo fitoterápico, a naturóloga Renata Azeredo concedeu entrevista à TV Jornal.

Renata também é fitoterapeuta e professora de plantas medicinais, aromaterapia e terapias florais. Confira a seguir.

PLANTAS AMIGAS DO SONO

Ter uma boa noite de sono é indispensável para a saúde do organismo. Na fitoterapia, alguns chás têm efeitos positivos no combate à insônia

Veja as plantas que são "amigas do sono":

  • Camomila;
  • Valeriana;
  • Erva-Cidreira (Melissa);
  • Maracujá.

De acordo com um artigo publicado em 2016, um dos fitoterápicos que possuem mais estudos relacionados à insônia é a planta Valeriana - composta pelo ácido valerênico, que diminui a latência do sono, sendo recomendada para distúrbios do sono associado à ansiedade.

Outras plantas utilizadas na forma de chás que atuam na melhora do sono de forma indireta por conta da ação ansiolítica são a Camomila, Erva Cidreira e Maracujá.

COMO CONSUMIR?

A Valeriana deve ser consumida na dosagem de 45 à 125mg de extrato padronizado em ácido valerênico, 1 vez à noite antes de dormir. 

O chá das demais plantas deve ser feito na forma de infusão, na dose de 1 a 2 colheres de sobremesa para 1 xícara de água. A ingestão pode ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, enfatizando o horário noturno.

CONTRAINDICAÇÕES

A Erva-Cidreira é contraindicada em casos de hipotireoidismo e interações medicamentosas.

Além disso, a Valeriana deve ser evitada em combinação com medicamentos sedativos ou álcool. O Fitoterápico é tarja vermelha, sendo necessária a prescrição médica.

Já em relação à planta do Maracujá, o consumo em conjunto com álcool ou outras substâncias sedativo-hipnóticas pode intensificar a sonolência, incluindo benzodiazepínicos como lorazepam ou diazepam.

E caso seja administrada concomitantemente com aspirina, varfarina, heparina, antiplaquetários - como clopidogrel ou anti-inflamatórios não esteroidais - podem ocorrer interações.

Por fim, deve-se evitar a ingestão das plantas em se tratando de crianças e em casos de gravidez.

Veja também >>> Os BENEFÍCIOS dessa PLANTA vão te SURPREENDER: ORA-PRO-NOBIS

*O uso sem o conhecimento médico/especializado pode ser perigoso à saúde pelos efeitos colaterais e também pela possível interação com outros medicamentos. Consulte um especialista.

Fontes:

Quais plantas medicinais e fitoterápicos podem ser utilizados de forma segura e eficaz para distúrbios do sono? - Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. 

Renata Azeredo - Naturóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com Especialização em Fitoterapia Integrativa, professora de Plantas Medicinais, Aromaterapia e Terapias Florais. Instagram: @naturologa.renataazeredo.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor