Chá

Chá de camomila é bom para que? Veja para que serve; benefícios e como fazer, segundo especialista

Saiba para que serve o chá de camomila e os benefícios para a saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 28/11/2023 às 11:35
Notícia
X

Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelam que 72% da população brasileira sofrem com doenças relacionadas a distúrbios do sono, sobretudo, com a insônia.

Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde, energia e qualidade de vida do indivíduo.

Consultar o médico para obter o tratamento adequado é imprescindível. Contudo, além do uso de medicamentos receitados, a fitoterapia também pode ajudar nesta missão.

Para falar um pouco mais sobre o universo fitoterápico, a naturóloga Renata Azeredo concedeu entrevista à TV Jornal.

Renata também é fitoterapeuta e professora de plantas medicinais, aromaterapia e terapias florais. Confira a seguir.

Chá de camomila ajuda a dormir?

Segundo Renata, que também é fitoterapeuta e professora de plantas medicinais, a camomila tem o poder de auxiliar na melhora do sono.

Ela é conhecida pela capacidade de acalmar a ansiedade, tratar a insônia e aliviar o estresse.

De acordo com um estudo clínico randomizado, a camomila tem efeitos ansiolíticos em pessoas diagnosticadas com transtorno de ansiedade.

Esse efeito benéfico é atribuído principalmente à presença da apigenina, um componente da camomila que possui um forte efeito antioxidante.

Com isso, o chá de camomila ajuda a combater o estresse oxidativo das células e a eliminar os radicais livres que podem danificá-las.

Como fazer?

O chá de camomila deve ser feito na forma de infusão, na dose de 1 a 2 colheres de sobremesa para 1 xícara de água, com até 5g da folha.

A ingestão pode ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, enfatizando o horário noturno.

Veja também >>> 4 CHÁS NATURAIS para AUMENTAR a IMUNIDADE

*O uso sem o conhecimento médico/especializado pode ser perigoso à saúde pelos efeitos colaterais e também pela possível interação com outros medicamentos. Consulte um especialista.

Fontes:

Quais plantas medicinais e fitoterápicos podem ser utilizados de forma segura e eficaz para distúrbios do sono? - Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. 

Renata Azeredo - Naturóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com Especialização em Fitoterapia Integrativa, professora de Plantas Medicinais, Aromaterapia e Terapias Florais. Instagram: @naturologa.renataazeredo.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor