COPA DO NORDESTE

Sport bate de frente com o Fortaleza, mas é eliminado da Copa do Nordeste nos pênaltis

O duelo de leões terminou empatado em 0x0 e nos pênaltis por 4x1

Sport bate de frente com o Fortaleza, mas é eliminado da Copa do Nordeste nos pênaltis

O duelo de leões pela Copa do Nordeste aconteceu no estádio Barradão. - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife.

Davi Saboya | Pedro Alves

O duelo de leões foi decidido com muita emoção. Os rubro-negros foram melhores no tempo normal, mas falharam nos pênaltis. Após o empate por 0x0, o Sport perdeu nas penalidades por 4×1 para o Fortaleza, neste sábado, no estádio Barradão, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Juninho, Bruno Melo, Marlon e Edson Cariús converteram as cobranças para os cearenses. Maidana foi o único que acertou para os pernambucanos.

Com o resultado, o Fortaleza segue no Nordestão e realiza o clássico contra o Ceará nas semifinais do torneio regional. Já o Sport volta para Recife e segunda-feira tem o primeiro jogo do quadrangular do rebaixamento no Estadual contra o Vitória, às 16h, na Ilha do Retiro.

O Sport não conseguiu o resultado desejado, porém, fico o alento da nítida evolução da equipe do técnico Daniel Paulista. Ainda mais tendo em vista que o principal objetivo da temporada é a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.

O JOGO

O Sport começou o jogo tentando bloquear as ações do Fortaleza. O resultado apareceu durante os primeiros minutos, mas depois o adversário controlou a posse de bola. Ainda mais segundo a bola no meio-campo com os zagueiro Quintero e Paulão avançados e o goleiro Felipe Alves atuando como líbero. Isso porque sem a bola os rubro-negros defendiam atrás da linha da bola e dificultavam as investidas dos cearenses.

Se defendendo bem, o Sport conseguiu ficar mais próximo do gol do Fortaleza. Só que continuou errando bastante no último terço do campo e ficando carente de mais efetividade nas conclusões das jogadas. As jogadas aconteciam na bola parada e chutes de fora da área. A única jogada certa estava em impedimento, e mesmo assim, o atacante Rafael mandou para fora com a barra aberta.

O primeiro lance de perigo do Tricolor do Pici aconteceu apenas aos 30 minutos. Depois de travar um contra-ataque, o atacante Hernane Brocador perdeu a bola na defesa, o ataque cearense trabalhou a bola, e quase que o meia Romarinho completa para o gol na pequena área. Quando o Fortaleza tentou por cima, a defesa rubro-negro afastou com tranquilidade.

No segundo tempo, o Sport voltou com a pontaria afiada e pressionando o Fortaleza. Logo no início da etapa inicial, o goleiro Felipe Alves errou a saída de bola. O meia Jonatan Gomez roubou a bola e tocou para Hernane Brocador. O camisa nove rubro-negro observou o arqueiro cearense adiantado e tentou de cobertura. Se não fosse uma defesa milagrosa, os pernambucanos estariam na frente.

Pouco tempo depois foi a vez do atacante Leandro Barcia. O uruguaio passou pelo marcador no lado esquerdo e chutou cruzado para nova intervenção de Felipe Alves. No rebote, Rafael e o lateral-direito Patric não conseguiram aproveitar a investida. Enquanto isso, o Fortaleza tentava controlar a posse de bola, furar a retranca do Sport, mas encontrava bastante dificuldade.

Melhor na partida, o Sport não diminuiu o ritmo e seguiu pressionando o adversário. Até muito vezes não deixando os cearenses passarem do meio-campo. A única chegada com perigo do Fortaleza na segunda metade do jogo foi em um rebote após cobrança de escanteio que Romarinho mandou por cima do gol de Maílson. E também com o volante Felipe, de fora da área, mas o arqueiro rubro-negro estava na bola. Sem êxito em nenhum dos lados, a vaga nas semifinais da Copa do Nordeste não poderia ser decidida de outra forma: penalidades.

PÊNALTIS

Na disputa de pênaltis, melhor para o Fortaleza. Juninho, Bruno Melo, Marlon e Edson Cariús marcaram para o Tricolor do Pici. No Sport, o goleiro Felipe Alves defendeu a cobrança de Barcia e Patric isolou a penalidade. Maidana foi o único que converteu para os rubro-negros.

FICHA DO JOGO – FORTALEZA 0 (4) X 0 (1) SPORT

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão (Carlinhos) e Bruno Melo; Juninho, Felipe, David (Marlon) e Romarinho; Oswaldo (Yuri César) e Wellington Paulista (Edson Cariús). Técnico: Rogério Ceni

Sport: Mailson; Patric, Maidana, Adryelson e Raul Prata; Willian Farias, Ronaldo (Betinho) e Jonatan Gomez (Bruninho); Rafael (Marquinhos), Barcia e Hernane Brocador (Ronaldo). Técnico: Daniel Paulista.

Local: Barradão, em Salvador, na Bahia.
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA).
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Jucimar dos Santos Dias (BA).
Gols nos pênaltis: Juninho, Bruno Melo, Marlon e Edson Cariús para o Fortaleza. Maidana para o Sport.
Cartões amarelos: Jonatan Gomez, Willian Farias, Barcia, Hernane Brocador e Patric (Sport). Romarinho, Felipe, Paulão e Oswaldo (Fortaleza).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.