SÉRIE A

Sport perde para o líder Fortaleza e segue sem vencer na Série A

Com a derrota por 1x0, o Leão da Ilha agora ocupa a 16ª colocação, sendo a primeira equipe fora da zona do rebaixamento


Sport perde para o líder Fortaleza e segue sem vencer na Série A

Fortaleza e Sport se enfrentaram na Arena Castelão, pela Série A - Foto: Bruno Oliveira/ Fortaleza EC

Filipe Farias | Twitter: @_filipefarias

O Sport não foi páreo para o líder da Série A. Mesmo adotando uma postura defensiva e buscando travar o jogo do Fortaleza, os rubro-negros acabaram não suportando a pressão após a expulsão de Maxwell e perderam por 1x0, neste domingo (13), na Arena Castelão, pela terceira rodada do Brasileirão. O único gol da partida foi marcado pelo centroavante Wellington Paulista, em cobrança de pênalti.

Com a derrota, o Leão da Ilha segue sem vencer na Primeira Divisão e agora ocupa a 16ª colocação, com apenas um ponto, sendo a primeira equipe fora da zona do rebaixamento. O próximo compromisso do Sport será contra a equipe do Grêmio. A princípio, a partida está marcada para a quinta-feira (17), às 21h, na Ilha do Retiro. Mas, por ser no mesmo dia e horário do jogo da seleção brasileira, pela Copa América, o duelo pode sofrer mudança de horário.

O JOGO

Atuando fora de casa e diante de uma equipe que venceu as duas primeiras partidas na Série A, o Sport iniciou o jogo respeitando o Fortaleza e com suas linhas baixas, se precavendo e adotando uma postura clara de buscar surpreender na contra-ofensiva.

E, nessa estratégia, os rubro-negros criaram a primeira chance de gol. Aos 18, André achou bonito lançamento para Paulinho Moccelin que partia em disparada livre pela esquerda. O atacante leonino dominou, cortou para dentro da área livrando dois marcadores e finalizou no canto direito de Felipe Alves, mas a bola passou rente a trave e saiu pela linha de fundo. Boa chance.

Os cearenses deram duas respostas imediatas, mas ambas sem muito perigo à meta do goleiro do Sport. Aos 19, Carlinhos é lançado na diagonal esquerda da área e, antes da marcação chegar, finalizou... Mas não pegou em cheio e Maílson defendeu com tranquilidade. Aos 22 foi a vez de Pikachu tentar o arremate, sendo que a bola foi para fora.

Já nos acréscimos do primeiro tempo, por pouco o Tricolor do Pici não abriu o placar. Aos 47, Éderson lançou bola na área, Pikachu ajeitou com o peito para o lateral-direito Tinga chegar chutando, mas, pra sorte do Sport, a bola passou ao lado da trave esquerda de Maílson.

Na volta da etapa complementar, o cenário da partida seguia o mesmo. O Sport sem se expor muito e o Fortaleza tentando encontrar espaços para incomodar os rubro-negros. Aos 16, o lateral-esquerdo Carlinhos conseguiu chegar à linha de fundo e chutou cruzado entre a trave e Maílson, mas o goleiro leonino se jogou e conseguiu evitar o gol.

O recuo do rubro-negro pernambucano aumentou consideravelmente após a expulsão do atacante Maxwell, que ficou em campo apenas por sete minutos. Aos 25 minutos, o jogador do Sport entrou solando, por cima, na perna de Matheus Vargas. O VAR entrou em ação e chamou o árbitro Bráulio da Silva Machado, que após analisar a imagem, deu cartão vermelho para Maxwell.

Não demoraria para o Fortaleza abrir o placar, mas contou com uma ajuda do Sport. Aos 32, Carlinhos alçou bola na área, Maidana subiu e esticou o braço de forma irresponsável e colocou a mão na bola como se fora um jogador de vôlei: pênalti. Na cobrança, Wellington Paulista bateu forte e rasteiro... Mesmo Maílson acertando o canto, não conseguiu defender: 1x0.

Com um a menos em campo e atrás do placar, o Sport não esboçou reação, foi derrotado pelo Fortaleza e segue sem vencer na Série A.

Ficha do jogo

FORTALEZA

Felipe Alvez; Tinga, Benevenuto, Titi e Carlinhos (Bruno Melo); Éderson, Felipe, Luiz Henrique (Matheus Vargas) e Yago Pikachu; Robson (Wellington Paulista) e David (Romarinho). Técnico: Juan Vojvoda.

SPORT

Maílson; Hayner, Rafael Thyere (Maidana), Sabino e Sander; Marcão, Ricardinho e Gustavo (Thiago Lopes); Marquinhos (Maxwell), Paulinho Moccelin e André (Mikael). Técnico: Umberto Louzer.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos e Éder Alexandre (ambos de SC).
Gol: Wellington Paulista, aos 33 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Titi, Carlinhos, David (FOR) e Paulinho Moccelin, Ricardinho, Maidana (SPO).
Cartão vermelho: Maxwell (SPO).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.