adeus

Morre Ian Matos, atleta olímpico, aos 32 anos

Atleta olímpico dos saltos ornamentais, Ian Matos, participou dos Jogos do Rio 2016

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 21/12/2021 às 18:08 | Atualizado em 28/08/2023 às 16:42
Notícia
X

O saltador ornamental olímpico Ian Matos, de 32 anos, morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória nesta terça-feira (21).

Ele estava internado em um hospital do Rio Janeiro desde o mês passado para tratar uma infecção.

VEJA TAMBÉM: Conheça a atleta que foi amarrada a uma bomba quando era bebê, sobreviveu e faz estreia nas Paralimpíadas de Tóquio

Inicialmente com um quadro de infecção na garganta, Ian teve quadro de saúde agravado após a bactéria descer para o esôfago e, em seguida, para o pulmão.

Por meio de nota, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), lamentou a morte do saltador.

"A CBDA se solidariza à família e aos amigos do atleta e agradece pela amizade, companheirismo e dedicação à modalidade", diz trecho do texto.

Quem foi Ian Matos

Nascido em Mauaná, no Pará, Ian Matos se destacou na modalidade durante o Campeonato Pan-Americano Junior de 2003 e no Campeonato Mundial Junior de 2004.

Com o objetivo de desenvolver seu potencial, o atleta se mudou para Brasília. No local, ele garantiu classificação para os Jogos Sul-Americanos de 2010.

Dando continuidade a sua trajetória, o saltador se classificou para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.

Além disso, integrou a seleção brasileira em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos, Copas do Mundo, Campeonato Sul-Americanos e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ian também se destacou por ser o primeiro brasileiro homem a se classificar para uma Olimpíada sendo assumidamente homossexual.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor