VATICANO

Papa Francisco desmente boatos de renúncia: "Nunca me passou pela cabeça"

O papa católico revelou ainda detalhes sobre o seu estado de saúde

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 04/07/2022 às 19:09 | Atualizado em 20/07/2022 às 15:20
Notícia
Tânia Rêgo/ABr
Papa Francisco - FOTO: Tânia Rêgo/ABr

Recentes coincidências fizeram muitos fiéis especular se que o Papa Francisco teria a intenção de renunciar ao cargo eclesiástico.



Nas últimas semanas, diversos eventos da sua agenda foram adiados ou cancelados porque Francisco teve seguidos problemas de saúde.

Além das mudanças nos compromissos, o papa marcou uma visita à cidade italiana de L'Aquila, onde o papa Celestino V foi enterrado depois de renunciar em 29 de agosto de 1294. O dia que o papa argentino marcou para a sua viagem é 28 de agosto, e a coincidência deixou os católicos desconfiados.

Em entrevista à agência Reuters nesta segunda-feira (4), Bergoglio disse que não pretende deixar a função: "No momento, eu não penso em renunciar. Todas essas coincidências fizeram alguns pensar que essa 'liturgia' está pronta. Mas isso nunca me passou pela cabeça. No momento não, não mesmo".

O papa Francisco também desmentiu a notícia de que teria sido diagnosticado com câncer. "Se eu tenho [câncer], os médicos não me disseram nada", brincou. Atualmente, o papa se recupera de uma fratura no joelho e está se locomovendo com cadeira de rodas.

Comentários