CENSURA

Perseguição? Aplicativo de mensagem chinês censura a palavra 'Cristo'; saiba por que

Contas e grupos cristãos do aplicativo 'WeChat' se tornaram alvo de censura

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/04/2022 às 8:58 | Atualizado em 11/04/2022 às 9:08
Notícia
ChinaAid/Early Rain Covenant Church
Aplicativo de mensagem censura a palavra 'Cristo' - FOTO: ChinaAid/Early Rain Covenant Church

De acordo com um relatório da Organização ChinaAid, as contas e grupos cristãos do aplicativo de mensagem chinês 'WeChat' se tornaram o principal alvo de censura devido aos novos regulamentos para o uso da internet na China, que entraram em vigor.

Os membros da Igreja Early Rain Covenant Church (igreja doméstica chinesa) tem sido frequentemente alvo de perseguição religiosa, foram impedidos de usar a palavra “Cristo” em um grupo no aplicativo de mensagens WeChat.

'Grupo'

No grupo intitulado 'Como ler', os membros da igreja costumam recomendar livros e votar neles, utilizando a ferramenta de votação do WeChat.

>>Fachada de igreja evangélica é pichada: 'Deus é gay'; veja imagem

Em uma das indicações recentes, uma das obras listadas pelo grupo foi “Imitação de Cristo”, um livro devocional de Tomás de Kempis, publicado no século XV.

Porém, a votação não conseguiu passar pela censura do aplicativo WeChat e apresentou a seguinte mensagem:

“A palavra 'Cristo', que você está tentando publicar, viola os regulamentos dos Serviços de Informações da Internet, incluindo, mas não se limitando, às seguintes categorias: Pornografia, jogos de azar e abuso de drogas; Marketing excessivo; Incitação.”

Substituição da palavra

Para que o problema fosse resolvido, o app ofereceu duas sugestões: editar o conteúdo ou ouvir a revisão.

Na ocasião, o administrador do grupo, Ran Yunfei, contou à ChinaAid que teve que substituir parte da palavra “Cristo” para passar pela censura. O grupo de leitura do WeChat foi criado há cinco anos.

Os participantes lêem um livro por mês e, ao final da obra, Yunfei envia mensagens de áudio para ajudá-los a ter uma compreensão melhor da leitura.

Medidas

Em 20 de dezembro de 2021, a Administração Estatal dos Assuntos Religiosos da China publicou as “Medidas para a Administração de Serviços de Informações Religiosas da Internet” em seu site oficial.

Com os novos regulamentos, não é permitida a realização de nenhum serviço de informação religiosa na internet, a menos que seja obtida permissão de um departamento do governo. Apenas grupos religiosos, escolas e organizações com autorizações válidas podem realizar sermões online.

Comentários