Luto

Mimi Reinhardt, mulher que salvou mais de mil judeus, morre aos 107 anos: 'Querida e única'

Mimi Reinhardt era secretária do industrial alemão Oskar Schindlerm

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/04/2022 às 9:30 | Atualizado em 11/04/2022 às 9:50
Notícia
AFP
Nascida na Áustria, Reinhardt era judia e trabalhou para Schindler até o fim da Segunda Guerra Mundial - FOTO: AFP

Mimi Reinhardt, a secretária do industrial alemão Oskar Schindlerm, morreu aos 107 anos. A informação foi divulgada pela família, segundo o jornal 'Times of Israel'.

Reinhardt, que ajudou a salvar aproximadamento 1.300 judeus durante o regime nazista de Hitler. Ela nasceu na Áustria como Carmen Weitmann, era judia e foi recrutada pelo próprio Schindler, trabalhando para ele até 1945.

>>Igreja do pastor André Valadão é a primeira denominação brasileira no metaverso; confira

'Querida'

“Minha avó, tão querida e tão única, faleceu aos 107 anos. Descanse em paz”, escreveu a neta de Reinhardt, Nina, em mensagem a parentes.

Ajudou salvar judeus

Como secretária, Reinhardt foi encarregada de elaborar as listas de trabalhadores judeus do gueto da cidade polonesa de Cracóvia, que foram recrutados para trabalhar na fábrica do alemão.

O recrutamento salvou os judeus da deportação para campos de extermínio nazistas.

Sobre Mimi

Nascida na Áustria, Reinhardt era judia e trabalhou para Schindler até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, tendo morado depois em Nova York, nos Estados Unidos. Desde 2007, segundo informações, ela vivia nos arredores de Tel Aviv.

O filme 'A Lista de Schindler', que conta a história do industrial, ganhou sete Oscars, incluindo o de melhor filme e melhor diretor.

Comentários