PÁSCOA

Últimos passos: o que Jesus fez na semana da crucificação

Nesta Semana da Paixão, relembre o que diz a Bíblia sobre a última semana de Jesus Cristo na Terra

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 11/04/2022 às 17:37 | Atualizado em 11/04/2022 às 18:13
Notícia
Reprodução/Pixabay
Santa Ceia - FOTO: Reprodução/Pixabay

Em seus últimos dias de vida antes da crucificação, Jesus Cristo viajou, ensinou, orou e serviu ao povo e aos seus discípulos.

Nada muito incomum aconteceu na rotina dos seus seguidores, o que fez com que não entendessem os sinais que o Mestre apontou mais de uma vez durante a semana que antecedeu sua morte.

Relembre os passos de Jesus, dia por dia, na semana em que foi entregue como sacrifício, cumprindo a promessa do Senhor de que o Cordeiro de Deus tiraria o pecado de todo o mundo.

Semana da Paixão

Segunda-feira: Jesus expulsou os comerciantes que estavam no Templo de Jerusalém e o purificou. Depois disso, Jesus saiu da cidade.

"E os ensinava, dizendo: Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões". Marcos 11:17

Terça-feira: Jesus volta à Jerusalém e ensina os religiosos com parábolas no Templo, onde é confrontado pelos escribas e nobres da época. Com os discípulos, conversa sobre sua morte e o Sinal do Fim dos Tempos.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai". Mateus 24:35-36

Quarta-feira: Os fariseus já estava se reunindo para planejar a morte de Jesus. O Cristo avisou aos seus discípulos que em dois dias Ele seria entregue para ser crucificado.

Em Betânia, uma mulher unge a cabeça de Jesus com vaso de alabastro. Judas Iscariotes firma acordo para entregar o seu Mestre.

"Judas dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e aos oficiais da guarda do templo e tratou com eles como lhes poderia entregar Jesus. A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro." Lucas 22:4-5

Quinta-feira: Jesus celebra a Santa Ceia com os seus discípulos e dá instruções sobre a preparação da Páscoa. Na ocasião, avisa sobre a existência de um traidor entre os seus seguidores.

O Filho de Deus lava os pés dos discípulos e ora a favor deles e daquela noite no jardim do Getsêmani, onde é preso e, em seguida, levado ao Sinédrio para ser condenado.

Na mesma noite, Pedro nega três vezes que conhece Jesus, como ele havia dito que aconteceria.

"Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz". João 13:14-15

Sexta-feira: Jesus é julgado e levado a Pôncio Pilatos, que pergunta à multidão qual dos prisioneiros seria solto. O povo decide libertar Barrabás e o Senhor é condenado à morte de cruz.

Antes de anoitecer, Jesus é crucificado e morto. À noite, é sepultado.

"Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram". Mateus 27:50-51

Comentários