Diferenças

Saiba as diferenças entre protestantes e católicos na celebração da Semana Santa

Durante esse período do ano, as religiões cristãs relembram a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, porém celebram período de forma diferente

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/04/2022 às 10:43 | Atualizado em 12/04/2022 às 10:49
Notícia
Pixabay
Jesus na cruz - FOTO: Pixabay

Celebrada por religiões cristãs, o período da Semana Santa, que sempre é comemorado no mês de abril, é de suma importância para os religiosos.

Durante esse período do ano, os cristãos relembram a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, filho de Deus.

Porém, algumas religiões, como a Católica e a Protestante celebram o período de forma diferente.

Evangélicos

Em relação às principais diferenças entre as doutrinas da Igreja Católica e a protestante, está na desobrigação de evangélicos celebrarem a Semana Santa do Domingo de Ramos à Sexta-Feira Santa.

A data lembrada e celebrada é a Páscoa. Para os evangélicos, a principal forma de recordar o sacrifício de Cristo é por meio da realização da ceia, assim como Jesus Cristo fez com os seus discípulos antes de ser preso e crucificado.

>>Páscoa cristã: tradições, data e verdadeiro significado; entenda

igrejas que têm a Santa Ceia de Cristo todos os meses, como é o caso da Assembleia de Deus de Pernambuco, liderada pelo Pastor Ailton José Alves.

Os cristãos afirmam que a morte de Cristo é celebrada porque significa a remissão dos pecados dos homens.

Portanto, os evangélicos celebram a morte de Cristo todos os meses, conforme falou o apóstolo Paulo, na Bíblia Sagrada, que recomendava que todos se reunissem para comer e beber o corpo e o sangue de Jesus, até que ele volte.

Católicos

A tradição dos católicos é a mais conhecida em todo o mundo. Durante os dias da Semana Santa, há missas para os católicos. Desde o domingo com a Missa de Ramos e finalizando no domingo de Páscoa. Em várias paróquias, há programações especiais para celebrar a Semana Santa.

Na sexta-feira Santa, as igrejas celebram a paixão de Cristo, com o rito de adoração da cruz. Em seguida, a procissão do Senhor morto, em que todos os fieis acompanham vestidos de preto. A tradição é secular da Igreja Católica.

Já no sábado, último dia da Quaresma, é o dia de silêncio para os católicos e ocorre a Vigília Pascal. Na missa do dia, é realizada a chamada Benção do Fogo Santo. É comum, nesse momento, o batismo de crianças ou jovens.

O silêncio do dia e o marco do fim oficial da Quaresma se dá pelo canto do Glória, que simboliza a ressurreição de Jesus. No domingo de Páscoa, acontecem missas em diversos horários do dia.

Comentários