PERSEGUIÇÃO

IGREJA PERSEGUIDA: Mais de 30 cristãos são presos durante a Semana Santa, na Índia

Extremistas hindus acreditam que país deve se livrar do cristianismo e do islamismo

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 18/04/2022 às 16:42
Notícia
Reprodução/Pixabay
Na Índia, os cristãos representam 2,3% da população - FOTO: Reprodução/Pixabay

Pelo menos 36 cristãos foram presos em Uttar Pradesh, estado do norte da Índia, na quinta-feira de Páscoa. A polícia da região cercou o prédio onde fica a igreja da denominação Igreja Evangélica da Índia.

Segundo o órgão de vigilância de perseguição International Christians Concern (ICC), a queixa policial foi apresentada pelo grupo nacionalista hindu Vishwa Hindu Parishad (Conselho Mundial Hindu), conhecido por atacar minorias do país, como os cristãos.

Além da acusação, baseada na lei estadual de "anticonversão", o grupo hindu extremista também cercou a igreja e trancou as portas. O motivo do ataque é a suposta conversão forçada de hindus ao cristianismo.

As leis anticonversão da Índia presumem que os cristãos “forçam” ou dão benefícios financeiros aos hindus para convertê-los ao cristianismo. A restrição é subjetiva e a justiça do país costuma condenar os cristãos, que são minoria.

Histórico de perseguição

Somente 2,3% da população indiana é cristã, enquanto os hindus representam cerca de 80%. Segundo relatório do Fórum Cristão Unido, 2021 foi o ano mais violento da história para os cristãos na Índia.

O Fórum contabilizou 486 incidentes violentos de perseguição contra cristãos no ano passado. Destes, apenas 36 foram registrados formalmente pela polícia.

Comentários