CRIME

Símbolo nazista é pichado em placa de Igreja Anglicana

A cruz suástica apareceu no letreiro da igreja

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 21/04/2022 às 10:40 | Atualizado em 21/04/2022 às 10:54
Notícia
Reprodução/NSC
Imagem foi enviada para a Polícia Civil - FOTO: Reprodução/NSC

Uma placa da Igreja Anglicana Bom Jesus, em Pomerode, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, foi alvo de pichação

Segundo informações do G1, a Polícia Civil informou que já está investigando a autoria da pichação com símbolo nazista feita. 

O caso aconteceu na madrugada da última segunda-feira (18). De acordo com o delegado Antonio Godoi, um inquérito também foi aberto

CRUZ SUÁSTICA

A cruz suástica apareceu no letreiro da igreja, que fica no bairro Testo Alto, e na placa de uma pousada, localizada na mesma rua. Um letreiro de uma casa vizinha também foi vandalizada com desenhos obscenos.

Além de tentar encontrar o autor da pintura, a polícia também busca entender se o vandalismo ocorreu por motivos religiosos.

A IGREJA

O templo de Pomerode começou a funcionar em outubro de 2021, mas a congregação está no Brasil há mais de 100 anos.

A igreja, originalmente estabelecida na Inglaterra, possui mulheres como sacerdotisas e promove casamentos de pessoas homoafetivas.

"É uma região mais afastada aquela e não possui muitas câmeras. Estamos tentando falar com vizinhos e outras testemunhas primeiro", disse o delegado.

INVESTIGAÇÃO

Em uma publicação nas redes sociais na terça-feira (19), o ministro da comunidade, Lucas Schumacher, afirmou que fez um boletim de ocorrências e pediu uma investigação para encontrar os responsáveis.

"Não há nada que pode nos separar do amor de Deus. Nem mesmo as pichações e ameaças. O amor lança fora todo medo", escreveu.

CRIME

No Brasil, o ato de pichar edificação ou monumento urbano é crime, e tem pena de três meses e um ano de prisão, além de multa.

Em relação ao símbolo nazista, a lei 7716/1989 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

O parágrafo caracteriza como crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

PENA

A pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão, mais multa.

Comentários