SOCIEDADE

IGREJA EVANGÉLICA: Por que estão pesquisando sobre os evangélicos no Brasil?

Pesquisadores cristãos e não-cristãos analisam o crescimento dos evangélicos no Brasil

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 26/04/2022 às 15:58
Notícia
Divulgação/Mundo Cristão; Editora Geração; Editora CPAD
Cresce o número de pesquisas sobre os evangélicos no Brasil - FOTO: Divulgação/Mundo Cristão; Editora Geração; Editora CPAD

Não é recente o interesse de sociólogos e historiadores pelo crescimento do número de evangélicos no Brasil.

De acordo com pesquisa do Instituto DataFolha publicada em 2016, "um em cada três brasileiros com 16 anos ou mais atualmente são evangélicos".

A tendência, de acordo com os dados, é que em alguns anos o número de cristãos evangélicos ultrapasse o de católicos, sobretudo entre os jovens do Brasil.

Além de pesquisadores das áreas de História, Antropologia, Sociologia e Política, teólogos também começaram a estudar e produzir conteúdo intelectual sobre o fenômeno do crescimento evangélico nos círculos sociais e nas mídias populares.

Confira a seguir livros publicados por pesquisadores cristãos e não-cristãos sobre o crescimento dos evangélicos no Brasil e suas implicações sociais:

  •  Brasil Polifônico: Os evangélicos e as estruturas de poder (2018)
    O pastor e pesquisador Davi Lago resgata marcos históricos da igreja evangélica no Brasil para refletir sobre a influência das vozes religiosas nos ambientes de tomada de decisões.
  • O Pentecostalismo Brasileiro: Um registro histórico e teológico de suas origens, denominações, personalidades e doutrinas (2021)
    Focando no aspecto histórico, o pastor e teólogo Esequias Soares relata a formação das denominações pentecostais na sociedade brasileira ao longo do século XX.
  • Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil (1999)
    O pesquisador Ricardo Mariano analisa do ponto de vista sociológico a nova vertente da igreja pentecostal, que apesar de recente em relação às mais tradicionais, é a que mais cresce no Brasil.
  • Povo de Deus: Quem são os evangélicos e por que eles importam? (2020)
    Entre 2013 e 2014, Luciano Spyer morou, como pesquisador, em um bairro na periferia de Salvador e conviveu diariamente com famílias evangélicas. Enquanto relata a experiência, o autor reflete sobre o crescimento evangélico no Brasil e seus possíveis impactos.
  • A sociedade brasileira e o Pentecostalismo Clássico: Razões socio-culturais para a afinidade entre a teologia pentecostal e a realidade brasileira (2021)
    Doutor em Teologia, Eduardo Leandro Alves pesquisa o motivo do pentecostalismo ser a denominação que mais conseguiu atrair fiéis no Brasil e como esse crescimento se relaciona com o contexto social e cultural do país.

 

Comentários