Realidade virutal

'Nocivo aos crentes': Pastor diz que a igreja não deve participar do Metaverso e lista motivos; confira

De acordo com o líder religioso, a igreja não deve adotar esse tipo de prática

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 05/05/2022 às 8:42 | Atualizado em 05/05/2022 às 11:20
Notícia
Reprodução/Instagram
Líder religioso afirma que a igreja não deve adotar esse tipo de prática - FOTO: Reprodução/Instagram

O pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, no Rio de Janeiro, se opôs novamente a ideia de abrir uma igreja evangélica dentro do Metaverso, um espaço virtual compartilhado.

Nas últimas semanas, a comunidade evangélica ouviu e viu que a Igreja Batista da Lagoinha se tornou a primeira igreja evangélica brasileira a estrear no Metaverso.

Segundo o pastor André Valadão, que é líder da Lagoinha Orlando Church, 150 pessoas estiveram presentes no primeiro culto e 10 pessoas aceitaram o evangelho.

'NOCIVO AOS CRENTES'

De acordo com Renato Vargens, a igreja não deve adotar esse tipo de prática.

Em entrevista ao site Pleno News, Vargens listou 7 motivos porque considera que o Metaverso seja 'nocivo aos crentes'. Confira abaixo:

1. As pessoas podem começar a confundir sua identidade dada por Deus com a identidade autocriada no Metaverso.

2. Porque o mundo irrel não pode confundir substituir o mundo real. Um mundo irreal pode criar pessoas irreais no qual comportamentos podem ser falsos, desprovidos de verdade e realidade.

3. Somos seres relacionais e precisamos de relacionamentos pessoais nos quais abraços, lágrimas, risos e toques se fazem presentes.

4. Porque o metaverso não é capaz de promover comunhão e relacionamento onde somos corrigidos, exortados, admoestados e amados.

5. Porque o metaverso nos tira da realidade da vida levando-nos a um mundo de ficção onde a pessoa pode se “fantasiar” daquilo que quiser; trazendo assim a impressão de que é uma pessoa diferente daquilo que efetivamente verdadeiramente é.

6. Porque no metaverso é impossível ministrar os sacramentos visto que batismo e ceia tem que ser presenciais. Visto que a Igreja se revela como um ajuntamento solene, em que Deus se faz presente em meio à comunhão do seu povo.

7. Porque no metaverso não há espaço para diaconia, serviço mútuo, conforto, consolo, interação na vida do próximo e, claro, interação relacional.

RENATO VARGENS

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 32 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.

Metaverso

Usuários do metaverso e quem ainda não conhece, mas quer entrar para este mundo de realidade virtual pode acompanhar as novidades pelo Lagoverso.com, para saber todas as novidades da igreja no metaverso.

Comentários