BÍBLIA

Evangélicos acreditam em sexta-feira 13? Veja o que a Bíblia diz sobre a data

Crenças populares associam a data ao azar

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 12/05/2022 às 14:50 | Atualizado em 12/05/2022 às 15:00
Notícia
Foto: AFP
Gato preto é visto como sinônimo de azar - FOTO: Foto: AFP

No Brasil e no mundo, é comum a crença popular de que quando o dia 13 é em uma sexta-feira, o dia será de grande azar. Tanto o dia da semana quanto o número 13 são associados ao infortúnio.

Os mais supersticiosos temem essa combinação do calendário e até evitam alguns hábitos na data, como fazer uma viagem, fechar um negócio, ou simplesmente têm medo de que uma tragédia possa acontecer.

Histórias de origem europeia, do período medieval, reforçam a atmosfera mística da Sexta-feira 13. Narrativas nórdicas e envolvendo bruxas e feiticeiras apontam para a existência de uma maldição na data.

Os cristãos devem temer a sexta-feira 13?

Não é difícil que o crente em Jesus seja influenciado pela cultura em que está inserido. Porém, a Bíblia Sagrada contém ensinamentos sobre a postura dos cristãos diante de superstições e crenças populares.

Confira o que diz o apóstolo Paulo na carta aos colossenses:
"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude." Colossenses 2:8-10

Veja o que o profeta Isaías disse a respeito de Judá e Jerusalém:
"Certamente o Senhor abandonou o seu povo, os descendentes de Jacó, porque eles se encheram
de superstições dos povos do leste, praticam adivinhações como os filisteus e fazem acordos com pagãos." Isaías 2:6

Comentários