IGREJA PERSEGUIDA

Três cristãos são condenados a 10 anos de prisão por liderarem igreja doméstica no Irã

Os religiosos já haviam sido presos pelo mesmo motivo em 2020

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 13/05/2022 às 16:27
Notícia
AFP
Irã é o 9º país que mais persegue cristãos - FOTO: AFP

Três cristãos foram presos em abril deste ano, no Irã, por liderarem uma igreja evangélica dentro de casa.

Segundo informações da Persecution, uma organização que apoia a igreja cristã perseguida no mundo, Anooshavan Avedian, Abbas Soori e Maryam Mohammadi cumprirão pena de 10 anos em um presídio.



Os policiais confiscaram bíblias e dispositivos de comunicação que estavam no local. Os evangélicos foram acusados de dois crimes: atividade de propaganda contra o sistema e agir contra a segurança do país através da organização e liderança de uma igreja evangélica doméstica.

Os religiosos já haviam sido presos pelo mesmo motivo em 2020, quando agentes de segurança invadiram um culto doméstico com 17 pessoas.

Outras punições

Após serem libertos da prisão, os cristãos ainda serão privados de alguns de direitos sociais por mais 10 anos, como não poder assumir determinados cargos de trabalho.

Dois deles, Abbas e Maryam, terão que pagar uma multa de 2 mil dólares cada, e também foram proibidos de fazer viagens internacionais por dois anos depois de saírem do presídio.

Perseguição no Irã

O Irã é um dos países mais perigosos para quem confessa a fé cristã, sendo o 9º na Lista Mundial de Perseguição 2022, da Missão Portas Abertas.

Comentários