SANTO

Processo de canonização de Dom Hélder Câmara avança e documentos serão entregues ao Papa Francisco

O Padre Luciano Brito será o responsável por entregar a documentação ao Pontífice

Rayane Domingos
Rayane Domingos
Publicado em 26/05/2022 às 11:37 | Atualizado em 26/05/2022 às 13:33
Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife
A documentação para a canonização de Dom Hélder será enviada ao Papa Francisco - FOTO: Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

O processo de canonização de Dom Hélder Câmara iniciou em 2015, mas só agora foi reunida toda a documentação. Três anos foram necessários para que o Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC) finalizasse o acervo.

O responsável para enviar a documentação ao Papa Francisco é o Padre Luciano Brito. Ele viaja nesta quinta-feira (26).

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recebeu o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, para detalhar o processo. Desde o início, o Governo vem dando toda a atenção necessária.

Quem foi Dom Helder Câmara?

Dom Hélder Câmara nasceu em Fortaleza, em 1909. Foi bispo católico e arcebispo emérito de Olinda e Recife. Ele foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu em 1952.

Dom Hélder é reconhecido no mundo por ter sido um defensor dos direitos humanos durante a Ditadura Militar no Brasil. Defendia uma igreja dos pobres para os pobres.

Ele também foi o brasileiro mais indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com quatro indicações.

Dom Hélder faleceu no dia 27 de agosto de 1999, enquanto dormia na casa em que morava, atrás da Igreja das Fronteiras, no Recife.