HISTÓRIA

Assembleia de Deus comemora 111 anos do primeiro batismo do Espírito Santo no Brasil

Conheça a história da primeira pessoa batizada pela Assembleia de Deus no Brasil

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 08/06/2022 às 15:53
Notícia
Arquivo/Assembleia de Deus
Celina Albuquerque, primeira pessoa batizada pela Assembleia de Deus no Brasil - FOTO: Arquivo/Assembleia de Deus

Oito de junho é uma data histórica para a Igreja Assembleia de Deus. Neste dia, em 1911, aconteceu o primeiro batismo do Espírito Santo celebrado pela denominação no Brasil.

Celina Martins Albuquerque já era convertida ao Evangelho e havia se batizado nas águas. Mas foi através dos fundadores da Assembleia de Deus no país, os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que a brasileira ouviu falar sobre o batismo do Espírito Santo, que está descrito na Bíblia Sagrada:

"E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão". Atos 2:17-18

HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS

Os missionários fundadores chegaram ao Brasil em 1910 e se tornaram membros de uma igreja batista, onde conheceram Celina e outros irmãos que fariam parte da primeira comunidade da Assembleia de Deus no país.

O casal sueco falava com os irmãos batistas sobre a doutrina pentecostal, que foi rejeitada por alguns e aceita por outros. Acompanhados de 13 irmãos, os missionários saíram da batista a fim de criar uma nova congregação, de acordo com os preceitos assembleianos que persistem até hoje.

O primeiro espaço onde essa comunidade se reuniu para pregar o Evangelho foi justamente a casa da irmã Celina, que também foi o local onde ela recebeu o batismo do Espírito Santo, na madrugada do dia 8 de junho de 1911.

Comentários