CELEBRAÇÃO

O QUE É CORPUS CHRISTI? Saiba significado e origem da data religiosa

Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira, 16 de junho

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/06/2022 às 6:41 | Atualizado em 16/06/2022 às 6:42
Notícia
Eduarda Cabral
Para os católicos, o dia de Corpus Christi celebra o "corpo de Cristo" - FOTO: Eduarda Cabral

Nesta quinta-feira (16) é celebrado o Dia de Corpus Christi. A data é comemorada 60 dias após a Páscoa para relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Vale lembrar que o dia é feriado e faz parte do calendário católico.

O QUE É CORPUS CHRISTI E COMO SURGIU A DATA?

A data para se celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado com destaque. Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”.

Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela . Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.

ORIGEM DA DATA

O Corpus Christi foi instituído como uma nova data comemorativa e não adaptada de uma tradição anterior, como acontece com a Páscoa, por exemplo. A festa surgiu por iniciativa do papa Urbano 4º, que instituiu o Corpus Christi oficialmente por meio da bula Transiturus, em 8 de setembro de 1264.

O pontífice não inventou a festa da cabeça dele. Quando ainda era um padre, conheceu na Bélgica uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon —mais tarde conhecida como Santa Juliana—, que teria visões. Ela afirmara que o próprio Cristo lhe dizia para que a eucaristia fosse celebrada com honra. Isso teria ficado na cabeça do futuro papa. 

Além disso, houve outro episódio decisivo: o chamado Milagre de Bolsena. "Diz a história que um padre tinha dúvidas quanto à presença de Cristo na eucaristia e aí ele peregrinou a Roma. Na cidade de Bolsena, resolveu celebrar a missa e, quando ele partiu a hóstia, começou a escorrer sangue", conta Silva.

O sangue teria sido tanto que não apenas encharcou o corporal, um pano quadrado que fica no altar, mas manchou o chão da igreja. Então Urbano 4º, agora papa, ordenou que os objetos sagrados do evento fossem levados à cidade de Orvieto em procissão.

Juntado o episódio de Bolsena com a lembrança da freira Juliana, o pontífice decretou que o Corpus Christi passasse a ser considerado uma festividade oficial da Igreja Católica. A festividade chegou ao Brasil pelos portugueses que povoaram o Brasil Colônia.

TRADIÇÃO DOS TAPETES DE CORPUS CHRISTI

Um dos símbolos mais famosos de Corpus Christi são as procissões que passam por tapetes coloridos com desenhos religiosos. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas. São usados elementos como serragem, borra de café e grãos.

A tradição começou em Portugal, ainda no séculos XIII, e foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. Assim, espalhou-se por todo o território nacional. A ideia dos tapetes surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. Assim, Cristo mereceria uma recepção grandiosa, com tapetes espalhados por passaria.

Comentários