Denúncia

Padre que atropelou suspeito de furtar igreja é denunciado pelo MP por tentativa de homicídio; SAIBA MAIS

Vídeo mostra o momento em que o padre Gustavo Trindade dos Santos atropelou o pedestre. Homem atropelado teve uma série de sequelas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 20/06/2022 às 8:00 | Atualizado em 20/06/2022 às 8:08
Notícia
Reprodução/Divulgação/Câmera de segurança
O padre deve responder por tentativa de homicídio e omissão de socorro - FOTO: Reprodução/Divulgação/Câmera de segurança

O Ministério Público do Estado de São Paulo denunciou o padre Gustavo Trindade dos Santos, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), por tentativa de homicídio qualificado. O padre é acusado de atropelar um homem suspeito de furtar a casa paroquial da cidade no dia 7 de maio.

Uma câmera de de segurança registrou o atropelamento na Avenida Tiradentes. No vídeo, é possível ver o momento em que o carro atinge o homem, que é arremessado

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Na última sexta-feira (17), o Ministério Público ofereceu denúncia contra o padre por tentativa de homicídio, qualificado pela 'utilização recurso que dificultou a defesa da vítima'.

A qualificadora se configura, segundo o promotor Reginaldo Garcia, porque a vítima foi atingida sem que “pudesse supor ou esperar semelhante atitude”, ou seja, de surpresa.

A Promotoria também pediu que, em caso de condenação, o padre Gustavo seja obrigado a pagar um “valor mínimo para reparação dos danos materiais, morais e psicológicos”.

Isso porque o homem atropelado sofreu afundamento craniano, perdeu massa muscular e não consegue falar, entre outras sequelas. Ele está internado na Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) ainda não se posicionou sobre a denúncia oferecida pelo Ministério Público.

INVESTIGAÇÃO

Durante as investigações, a polícia descobriu que o frei Gustavo, apesar de habilitado, deveria ter renovado a carteira de habilitação em fevereiro de 2020.

A defesa do padre mostrou um documento da União Europeia que o autorizava a dirigir. O aceite, do tempo em que ele morava na Espanha, no entanto, não é válido em território nacional. Por esse delito, Gustavo deve responder apenas administrativamente junto ao Detran.

O inquérito policial indiciou o padre por tentativa de homicídio qualificado. Nas duas vezes em que a polícia fez pedidos de prisão, contudo, o Ministério Público se posicionou contra e os dois pedidos de prisão preventiva contra ele foram negados pela Justiça.

Já o homem atropelado chegou a ser preso em flagrante no dia do atropelamento, mas será investigado em liberdade. Segundo o BO, ele furtou três moletons e uma camiseta (assista ao vídeo do furto abaixo).

Por conta do estado de saúde dele, a defesa pretende entrar com uma ação frente à igreja pedindo ajuda, inclusive com a retirada da queixa de furto.

Comentários