PRISÃO

ESCÂNDALO MEC: Quem são os pastores presos? De qual igreja fazem parte?

Confira tudo sobre os pastores presos na ação "Acesso Pago", da PF, com o objetivo de combater à corrupção no MEC.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 22/06/2022 às 11:28 | Atualizado em 22/06/2022 às 12:51
Notícia
Reprodução.
Confira quem são os pastores suspeitos de participar de "gabinete paralelo" no MEC. - FOTO: Reprodução.

Nesta quarta-feira (22), a prisão do ex-Ministro da Educação Milton Ribeiropastores evangélicos foram divulgados com direito à detalhes da ação nomeada "Acesso Pago", da Polícia Federal. 

Essa ação tem o objetivo de combater a corrupção no Ministério da Educação (MEC), que levanta suspeitas de "tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos".

O destaque para o caso está no envolvimento de Bolsonaro, que segundo Milton Ribeiro em áudio revelado pela Folha de São Paulo, pediu a priorização de um amigo dos pastores para a negociação da liberação de recursos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC. 

Em pronunciamento, a GloboNews publicou a fala de Bolsonaro em relação à prisão de Milton Ribeiro. Veja o discurso. 

"O nosso governo, nós temos em cada Ministério o sistema de complex, para você, se realmente se for enganado por alguém, você não vai conseguir, tanto é que corrupção zero no nosso governo.

O caso do Milton, pelo o que estou sabendo, é aquela questão de que ele tava... Estaria, né? Com uma conversa meio informal demais com algumas pessoas de confiança dele, e daí houve denúncia que ele teria buscado prefeito, gente dele, para negociar, liberar recurso, isso e aquilo, meio que acontece. Nós afastamos ele. 

Se tem prisão, é Polícia Federal. É sinal que a Polícia Federal tá agindo. Ele responda pelos atos dele, eu peço a Deus que não tenha problema nenhum, mas se tem problema, a PF tá agindo, tá investigando. É um sinal que eu não interfiro na PF (...).

Confira o vídeo na íntegra: 

Quem são os pastores presos pela ação da PF? 

De acordo com a Folha de S. Paulo, apenas o pastor Gilmar Santos e o ex-Ministro Milton Ribeiro, que também é pastor, foram presos pela suspeita de um "gabinete parelelo", também chamado de balcão do MEC, onde as negociações para a liberação de verbas federais acontecem. 

Além disso, outro pastor já tem o mandato de prisão, o Arilton Moura

De que igrejas os pastores presos fazem parte? 

Confira os respectivos pastores presos e as igrejas que fazem parte: 

  • Milton Ribeiro: o ex-Ministro é da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração (Santos, SP)
  • Gilmar Santos: é da Assembleia de Deus e atua como presidente do Ministério Cristo Para Todos. 
  • Arilton Moura: pastor é o braço direito de Gilmar Santos e foi o responsável por pedir 1 quilo de ouro, de acordo com o Correio Braziliense, pelas palavras do prefeito do Maranhão.

Comentários