Violência

Padres jesuítas são assassinados dentro de igreja quando tentavam proteger homem perseguido

Segundo uma testemunha, os padres ainda fizeram apelos para que os criminosos não atirassem

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/06/2022 às 10:46 | Atualizado em 22/06/2022 às 12:35
Notícia
Reprodução/Internet
Crime ocorreu dentro da igreja da comunidade Cerocahui, em Chihuahua, no México - FOTO: Reprodução/Internet

Dois padres jesuítas identificados por Javier Campos Morales, de 78 anos, e Joaquín Mora, de 80, foram assassinados na última segunda-feira (20) dentro da igreja da comunidade Cerocahui, em Chihuahua, no México.

De acordo com informações do 'O Globo', os religiosos foram baleados quando tentavam proteger o guia turístico Pedro Palma, de 60 anos, que era perseguido por homens armados e também morreu.

Após o crime, os corpos das três vítimas foram colocados em um caminhão e permanecem desaparecidos. Uma testemunha sobrevivente disse às autoridades locais que Morales e Mora ainda fizeram apelos para que os criminosos não atirassem.

O principal suspeito do crime é José Noriel Portillo, conhecido como El Chueco. O criminoso lidera um grupo armado ligado ao cartel de Sinaloa, de acordo com a imprensa local.

O assassinato dos padre causou reação da Igreja Católica. Os Jesuítas do México publicaram uma mensagem para condenar os assassinatos.

"Condenamos esses fatos violentos, exigimos justiça e a recuperação dos corpos de nossos irmãos que foram subtraídos do templo por pessoas armadas", diz o comunicado.

A Arquidiocese Primada do México também se manifestou: "pedimos o fim da violência", afirmou a entidade.

MENSAGEM DE PESAR

O padre Arturo Sosa, da Companhia de Jesus, afirmou estar chocado com a notícia da morte dos dois padres.

"Meus pensamentos e orações estão com os jesuítas no México e suas famílias. Temos que parar a violência em nosso mundo e tanto sofrimento desnecessário", disse Sosa.

SUSPEITOS DO CRIME

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador comentou o caso em entrevista coletiva nessa terça-feira.

O mandatário afirmou que as autoridades têm informações sobre possíveis suspeitos dos assassinatos e admitiu que a área tem uma forte presença do crime organizado.

Veja também Dom Fernando Saburido anunciou renúncia ao cargo de bispo de Olinda e Recife

Comentários