SÃO PEDRO

DIA DE SÃO PEDRO: Conheça a história do santo junino

Data é celebrada pelos católicos no dia 29 de junho

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 27/06/2022 às 18:59
Notícia
Divulgação/Diocese de Sete Lagoas
São Pedro é o santo responsável por "abrir" os céus - FOTO: Divulgação/Diocese de Sete Lagoas

Um dos 12 discípulos de Jesus Cristo, São Pedro foi aquele designado pelo Messias para edificar a sua igreja. São Pedro é considerado, então, o primeiro papa da Igreja Católica.

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
Mateus 16:15-19

O santo é também conhecido como aquele que controla as chuvas e que tem a função de aceitar os fiéis no céu, por ter as chaves do portal celestial, como indica o texto bíblico.

São Pedro ainda foi escolhido como o padroeiro dos pescadores, por ter sido ele mesmo um pescador na época em que Cristo lhe convidou para ser um discípulo seu. O controle das chuvas também influencia na devoção que os navegadores dos mares dedicam ao santo.

No dia 29 de junho, católicos de todo o mundo celebram e relembram a história de São Pedro. As cerimônia começam ainda na véspera da data, principalmente as que envolvem as fogueiras, costume dos festejos juninos.

Comentários