AVC

AVC ISQUÊMICO: conheça a doença e sequelas que afeta o cantor SÉRGIO LOPES

AVC Isquêmico deixou o artista com sequelas como distúrbio na fala e falta de movimentos do braço direito e da perna direita.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 30/06/2022 às 8:32 | Atualizado em 30/06/2022 às 9:26
Notícia
Divulgação
Sérgio Lopes, cantor gospel - FOTO: Divulgação

Nessa quarta-feira (29), a assessoria de Sérgio Lopes usou as redes sociais do cantor gospel para anunciar que ele havia sofrido um AVC isquêmico.

No post, a assessoria informou que Sérgio foi socorrido às pressas para o hospital de Teresópolis, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo as informações repassadas, o artista está com sequelas como distúrbio na fala e falta de movimentos do braço direito e da perna direita.

 

AFINAL, O QUE É AVC ISQUÊMICO?

O AVC isquêmico é o tipo mais comum de acidente vascular cerebral. Ele acontece quando um dos vasos do cérebro é obstruído por um coágulo, impedindo a passagem do sangue e a chegada de oxigênio.

Dificuldade na fala, boca torta, alterações na visão e perda de força em um dos lados do corpo são os principais sintomas do AVC isquêmico.

A ocorrência do acidente cerebral é mais comum em idosos e em pessoas com alguma alteração cardiovascular, como pressão alta ou diabetes.

Quando tratado com urgência no hospital, o AVC não deixa sequelas graves, como paralisia e alterações permanentes no funcionamento do cérebro.

QUAIS AS CAUSAS DE AVC ISQUÊMICO?

O AVC isquêmico é causado pelo entupimento de veias e artérias que são responsáveis pela irrigação de diferentes partes do cérebro.

Esse entupimento pode ser causado por dois motivos:

*Coágulo sanguíneo: um coágulo sanguíneo pode se formar no cérebro ou em diferentes partes do corpo, chegando até o cérebro. Esse coágulo limita o fluxo sanguíneo ou o bloqueia completamente, causando o AVC isquêmico.

*Estreitamento dos vasos sanguíneos: em longo prazo, a pressão alta descontrolada pode alterar o formato das veias e artérias sanguíneas do paciente, fazendo com que fiquem mais afinadas e menos elásticas, aumentando as chances de AVC isquêmico. O estreitamento dos vasos sanguíneos também pode acontecer devido à aterosclerose (deposição de placas de gordura na parede das veias e artérias), limitando o fluxo de sangue.

SINTOMAS DE AVC ISQUÊMICO

O AVC isquêmico pode ser uma doença silenciosa, em que o paciente não apresenta sintomas ou sinais até que o AVC já esteja em devido curso e bastante avançado.

Assim, muitos dos seus sintomas são súbitos e aparecem do nada.

Entre os principais sintomas de AVC isquêmico, podemos destacar:

perda de força em apenas um dos lados do corpo;

formigamento em um dos lados do corpo;

dificuldade para falar, sensação de língua que enrola ou não conseguir se fazer compreender;

boca que entorta ou perda da expressão em um dos lados do corpo;

perda da coordenação motora;

dificuldade de realizar comandos simples, como levantar um dos braços ou caminhar em linha reta;

alterações na visão;

dor de cabeça intensa;

tontura ou vertigem;

desmaios;

vômitos.

TRATAMENTO

O tratamento precisa ser imediato e deve ser iniciado o mais rápido possível assim que o diagnóstico de AVC isquêmico for confirmado.

Ele envolve o uso de medicamentos que ajudam a afinar o sangue, com o objetivo de diluir o coágulo que está causando o AVCI.

Quando o AVC isquêmico é causado por coágulos muito grandes ou pelo estreitamento de veias e artérias do cérebro, é possível inserir um cateter nessas veias.

O cateter poderá dissolver o coágulo ou aumentar o tamanho das veias por meio de um stent. Trata-se de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que pode ajudar na pronta recuperação do paciente.

Após a intervenção médica, pode ser necessário acompanhamento médico mais detalhado, para entender se o paciente teve alguma sequela e o que pode ser feito para ajudar em sua recuperação.

Comentários