LIBEDADE RELIGIOSA

Neymar vai poder usar a faixa "100% Jesus" na Copa do Catar? Entenda as leis rigorosas do país muçulmano

O país que recebe a Copa do Mundo 2022 tem o islamismo como religião oficial

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 15/07/2022 às 13:53 | Atualizado em 18/07/2022 às 9:55
Notícia
Reprodução/Reuters
Neymar após jogo que consagrou a Seleção Brasileira como campeã olímpica em 2016 - FOTO: Reprodução/Reuters

Em 2022, o Catar será o primeiro país do Oriente Médio a receber uma Copa do Mundo. Tendo o islamismo como religião oficial, as leis do país são pautadas nos preceitos religiosos e deverão ser respeitadas também pelos atletas e torcedores que forem assistir a competição.

Os jogadores da Seleção Brasileira, sendo de um país com maioria cristã, têm o costume de demonstrar gratidão a Deus nas suas comemorações.

Um dos exemplos mais emblemáticos é a faixa com os dizeres "100% JESUS" usada pelo craque Neymar na cerimônia de premiação da Seleção como campeã olímpica em 2016.

De acordo com a Lista Mundial de Perseguição 2022 (Portas Abertas), o Catar aparece na 18ª dos países que mais perseguem cristãos. Atualmente, 372 mil dos 2,8 milhões de habitantes do Catar são cristãos.

VEJA TAMBÉM: Um em cada sete cristãos é perseguido por sua fé

Nenhum grupo religioso não muçulmano é autorizado a prestar adoração em público no Catar, apenas em casas particulares ou lugares designados. A primeira igreja cristã oficial do país foi construída em 2008, mas os templos são monitorados e vigiados pelas autoridades.

Além do impedimento de realizar cultos em público, é rigorosamente proibido evangelizar muçulmanos no território do Catar, sob pena de perseguição e expulsão.

A demonstração pública de fé que não seja a islâmica é ilegal e pode acarretar em até dez anos de prisão, assim como qualquer crítica ao islã feita no território nacional.

Comentários