JUSTIÇA

Igreja Universal é acusada de obrigar pastor a fazer vasectomia

Não é a primeira vez que a igreja do bispo Edir Macedo é processada com essa acusação

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 26/07/2022 às 14:05 | Atualizado em 26/07/2022 às 14:08
Notícia
Evaristo Sá/AFP
Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal - FOTO: Evaristo Sá/AFP

A Igreja Universal do Reino de Deus está sendo processada por um antigo pastor da denominação e o motivo é surpreendente.

Maurício dos Santos Bonfim acusa a igreja do Bispo Edir Macedo de tê-lo obrigado a fazer uma vasectomia, cirurgia que impede o homem de ter filhos.

O pastor, que afirma ter tido envolvimento com a igreja durante 10 anos, pede uma indenização de R$ 100 mil. Não é a primeira vez que a Universal é processada por esse motivo.

A cirurgia teria sido uma exigência por uma questão de economia no custeio da família pastoral. Maurício alega no processo que a Iurd condiciona as promoções entre os pastores à realização da vasectomia, para garantir que a família do obreiro não crescerá.

O pastor Maurício Bonfim e a sua esposa, Bianca Bonfim, tinham apartamento e carro custeados pela igreja, mas o autor do processo afirma que foi submetido a uma cirurgia "clandestina", sem registro médico.

Em novembro de 2020, Bonfim foi expulso do templo onde servia, em São Vicente (SP), após a denúncia de uma membra da igreja que o pastor teria elogiado. "Tal elogio foi caracterizado como um adultério", relatou à Justiça. A família pastoral perdeu a casa e o carro.

A defesa da Igreja Universal afirma que a acusação é mentirosa. "Esta suposta imposição de vasectomia é facilmente desmentida por um simples fato: existem mais de 3 mil filhos naturais de bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus", declarou em nota ao portal Uol.

Em resposta ao processo, a Iurd diz que os ministros religiosos da denominação sabem que os filhos podem ser um fator decisivo na hora de determinar a transferência dos obreiros, mas que não obriga ou incentiva os pastores a realizar o procedimento da vasectomia.

Nota que a Igreja Universal enviou ao Uol:

"Temos certeza de que este processo - movido por um ex-pastor que foi desligado do corpo eclesiástico da Igreja em razão de um grave descumprimento de regra de conduta - terá o mesmo destino de outros semelhantes, nos quais diferentes tribunais têm arquivado esse tipo de pedido absurdo.

Neste caso, o processo sequer poderá ser julgado, pois já passou o prazo para que o ex-pastor entrasse com a ação.

Aliás, gostaríamos que a imprensa demonstrasse o mesmo interesse que tem em divulgar processos contra Universal para também trazer a público as derrotas desses aventureiros na Justiça.

Por exemplo, em março deste ano, a 15ª Vara Cível de Brasília negou o pedido idêntico de um ex-pastor. Esperamos que o UOL dê igual destaque a esta decisão favorável à Igreja Universal."

O processo citado pela Universal está em fase de recurso e será julgado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Comentários