POLÊMICA

Justiça bloqueia contas da Igreja de Valdemiro Santiago, mas não acha um real; saiba tudo e entenda

Justiça paulista decidiu bloquear as contas da Igreja Mundial, fundada pelo apóstolo Valdemiro

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/08/2022 às 9:48 | Atualizado em 04/08/2022 às 9:51
Notícia
Reprodução/Youtube
Pedido aconteceu logo após os funcionários da TV Mundial, pertencente ao apóstolo, ameaçarem entrar em greve - FOTO: Reprodução/Youtube

A Justiça paulista resolveu bloquear as contas da Igreja Mundial, fundada pelo apóstolo Valdemiro Santiago.

Segundo informações do UOL, a decisão foi tomada pelo juiz Diogo Volpe Gonçalves, da comarca de Ubatuba, mas acabou sendo inócua: não havia um único centavo nas contas da instituição religiosa.

AÇÃO DE DESPEJO

A origem da disputa é uma ação de despejo movida pela professora D.O que, em 2009, alugou um imóvel em Ubatuba para o funcionamento de um templo.

A Igreja, no entanto, parou de fazer os pagamentos combinados em outubro de 2017, e a proprietária foi à Justiça cobrar uma dívida calculada hoje em cerca de R$ 550 mil, considerando correção monetária, multa e custas processuais.

DEFESA

Na defesa apresentada à Justiça, a Mundial não negou a dívida, mas afirmou ser uma organização religiosa sem fins lucrativos, que se mantém exclusivamente de dízimos e doações.

A igreja disse também que seu caixa é volátil por natureza. Seguem a liberalidade dos fiéis, sendo de natureza voluntária e esporádica.

A Mundial requereu o prazo de um ano para desocupar o imóvel, argumentando que entidades religiosas gozam de proteção especial na lei do inquilinato.

JUSTIÇA CONDENOU A IGREJA

O Tribunal de Justiça não aceitou o pedido e condenou a Igreja, mantendo a ordem de despejo e o pagamento dos aluguéis atrasados.

O processo já transitou em julgado, ou seja, não sabe mais recurso. A Mundial pode apenas questionar o cálculo dos valores da dívida.

A ordem de bloqueio das contas da igreja havia sido dada para tentar garantir o pagamento de cerca de R$ 50 mil referente aos honorários do advogado Augusto Leite e Prates, que representa a professora.

CRISE FINANCEIRA

Fundada em Sorocaba em 1998 pelo apóstolo Valdemiro, um dissidente da Igreja Universal, a Mundial passa por uma grave crise financeira, que foi agravada pela pandemia do coronavírus. Na Justiça paulista há centenas de ações de cobrança em curso.

Nos processos, a Mundial costuma afirmar que é "público e notório" que vem enfrentando dificuldades financeiras, "principalmente pelo longo período de pandemia".

"Todas as igrejas do Brasil foram compelidas a fechar as portas", afirmou à Justiça. "Sem a realização de atividades religiosas, houve uma drástica diminuição da arrecadação, uma vez que os fiéis restaram impedidos de frequentar os templos", declarou.

Comentários