DATAS

15 de agosto: é Dia de Nossa Senhora de Boa Viagem, saiba tudo sobre

Nesta segunda-feira (15) é comemorado o Dia de Nossa Senhora de Boa Viagem! Confira a origem da santa e programação da Paróquia de Boa Viagem.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 15/08/2022 às 8:52 | Atualizado em 15/08/2022 às 8:54
Notícia
Reprodução.
Veja tudo sobre o Dia de Nossa Senhora de Boa Viagem. - FOTO: Reprodução.

Hoje, dia 15 de agosto, é marcado por duas homenagens especiais para santas, o Dia de Assunção de Nossa Senhora e Dia de Nossa Senhora de Boa Viagem

O Dia de Nossa Senhora de Boa Viagem é um símbolo de religiosidade e misturado com a história da região recifense, que permite relembrar a devoção da divindade desde a chegada dos portugueses. 

Dessa forma, confira a origem do Dia de Nossa Senhora de Boa Viagem e a programação na Paróquia de Nossa Senhora de Boa Viagem

DIA DE NOSSA SENHORA DE BOA VIAGEM: saiba a origem da comemoração

O dia de Nossa Senhora de Boa Viagem está interligada com as histórias bíblicas de Maria, mãe de Jesus Cristo, que passou por viagens difíceis durante a sua vida, seja desde o pedido de Deus até a fuga de Herodes. 

Também considerada a santa padroeira dos viajantes, a Nossa Senhora de Boa Viagem é também significativa para os pescadores, esses que muitas vezes pedem proteção em suas passagens pelo mar. 

Somado a isso, é importante destacar que a Nossa Senhora de Boa Viagem é uma tradição católica interligada com os portugueses. Tudo começou com o português Francisco Homem del Rey que pediu autorização para a Coroa e se estabeleceu no local onde o Estado de Belo Horizonte está. 

Na sua travessia do Oceano Atlântico, o português carregava a protetora dos viajantes e, para homenageá-la, ergueu uma igreja de pau-a-pique para Nossa Senhora da Boa Viagem. Contudo, com o reconhecimento da divindade, outra igreja com o nome de Nossa Senhora de Boa Viagem foi levantada na região. 

Além de Belo Horizonte, há também a importância da santa para São Bernardo do Campo, de São Paulo, que considera a Nossa Senhora de Boa Viagem como a padroeira do município. 

Em Pernambuco, a Paróquia de Nossa Senhora de Boa Viagem também tem inspiração na divindade, além de ser o principal motivo do nome da Praia de Boa Viagem.  

Programação na Paróquia de Nossa Senhora de Boa Viagem em Recife 

Para quem deseja rezar e comemorar o dia de Nossa Senhora de Boa Viagem, a paróquia divulgou a programação em comemoração à padroeira em que a Santa Missa acontecerá às 19:30h e a oração do terço às 19h. 

Veja a programação: 

Reprodução.
Confira a programação da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem hoje. - Reprodução.

 

*Fontes: Paróquia da Boa Viagem e Arquidiocese BH. 

Comentários