SANTO DO DIA

DIA DE SÃO ROQUE: descubra a história do santo padroeiro dos doentes

Dia 16 de agosto é comemorado o Dia de São Roque! Confira tudo sobre o santo do dia.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 16/08/2022 às 8:15 | Atualizado em 16/08/2022 às 8:18
Notícia
Reprodução.
Saiba tudo sobre o Dia de São Roque, comemorado nesta terça-feira (16). - FOTO: Reprodução.

Anualmente comemorado, 16 de agosto é o momento de celebrar o Dia de São Roque, um importante símbolo de generosidade e fé na Igreja Católica. 

Dessa forma, confira a história de São Roque e orações dedicadas à divindade. 

DIA DE SÃO ROQUE: confira a história e origem do santo 

Herdeiro de uma família rica e nobre, São Roque abandonou suas riquezas ao ficar órfão e passou a ser um andarilho, seguindo os passos da religião da sua mãe. São Roque andou da França em direção à Roma. 

Roque viveu na época em que a peste bubônica assolou o território europeu e ficou conhecido pelo seu poder de cura ao apenas fazer o sinal da cruz. O santo passou a vida combatendo pragas e ajudando enfermos que sofriam com a doença. Os fiéis acreditavam que aonde São Roque estaria, a peste fugia. 

Além do seu dom de cura, São Roque também atravessava o território disseminando as palavras de Deus. 

DIA DE SÃO ROQUE É COMEMORADO HOJE 

A data escolhida para o Dia do São Roque remete o dia da sua morte, em 16 de agosto de 1327, que aconteceu em uma prisão, pois foi confundido como um espião. 

Um dos milagres de São Roque remetem ao carcereiro, que ao conferir se o santo estava morto encostou a perna manca no corpo do Roque e foi curado, mesmo após a sua morte. 

Dia de São Roque 

De acordo com a arquidiocese de São Paulo, a comemoração ao dia de São Roque foi estabelecida pelo papa Gregório XII e as relíquias deixadas pelo santo são veneradas na basílica dedicada à divindade em Veneza, Itália. 

São Roque é considerado o santo protetor contra as pragas, doenças, além de ser padroeiro dos cirurgiões, inválidos e gados. Ele é considerado padroeiro dos doentes. Além disso, o nome do santo é o motivo da nomeação de uma cidade no interior de São Paulo, que celebra o padroeiro e tem uma igreja em homenagem à divindade. 

ORAÇÕES DO DIA DE SÃO ROQUE 

"São Roque, que soubestes levar com fidelidade a sublime missão que lhe foi confiada, a mais nobre entre todas – a santa Caridade -, que operastes milagres de cura por intercessão de Nosso Senhor Jesus Cristo e tanto padecestes em dor física e moral pelas injustiças dos homens, rogamos-vos vossa proteção sobre todos os que estão neste momento sofrendo.

Concedei-nos também este coração cheio de misericórdia que tivestes, para que, por esta virtude, possamos também nós alcançar a terna misericórdia de nosso Pai Celestial. Por Cristo Nosso Senhor. Amém".

- Calendarr. 

"Querido São Roque, obrigado por abençoar a minha vida com saúde e recuar todas as enfermidades da minha vida! Dai-me força e confiança para seguir as palavras sagradas sem ter medo, mas apenas fé em Deus, todo poderoso. Amém

"São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, daí-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Por isso, hoje, rezo especialmente por uma pessoa muito querida (dizer o nome da pessoa), para que fique livre do seu mal. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos da doenças e do perigos.

Amém."

- Cruz Terra Santa. 

Comentários