Bíblia Sagrada

QUEM FOI MEFIBOSETE NA BÍBLIA? Descubra quem foi MEFIBOSETE e o que a BÍBLIA fala sobre este personagem

A Bíblia retrata sobre dois Mefibosete. Entenda quem foi os dois personagens bíblicos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/05/2023 às 11:12
Notícia
PIXABAY
Bíblia Sagrada; versículos - FOTO: PIXABAY

A Bíblia Sagrada é repleta de histórias marcantes para encorajar e fortalecer homens e mulheres diariamente. 

Um história marcante é de um personagem chamado Mefibosete. Contudo, o livro sagrado nos fala de dois Mefibosete.

O menos conhecido é filho de Saul com a concubina Rispa, e o outro é filho de Jônatas (filho de Saul e amigo de Davi) que ficou aleijado após um acidente.

Segundo as escrituras sagradas, esses dois personagens bíblicos com o mesmo nome pertenceram a casa de Saul.

QUEM FOI MEFIBOSTE NA BÍBLIA?

Mefibosete foi o filho de Jônatas de quem Davi se lembrou quando rei. Esse personagem é muito lembrado em vários sermões, mas nem sempre sua história é contada conforme a narrativa bíblica.

Antes de se falar sobre quem foi Mefibosete, também é preciso saber que a Bíblia cita dois personagens bíblicos com esse nome. Conheça os dois abaixo.

MEFIBOSETE: FILHO DE SAUL

Mefibosete, filho de Saul, é o menos conhecido na Bíblia. Ele era filho de Saul com Rispa, sua concubina. Ele foi um dos indivíduos entregues por Davi aos gibeonitas para serem executados.

O texto bíblico onde ele é citado está em 2 Samuel 21:8.

Como no versículo anterior do mesmo capítulo o Mefibosete mais conhecido também é mencionado, muita gente acaba confundindo esses dois personagens e não percebendo a diferença entre eles (2 Samuel 21:7).

MEFIBOSETE: FILHO DE JÔNATAS

Mefibosete, filho de Jônatas, é o mais conhecido da Bíblia. Como já se sabe, ele era filho de Jônatas, neto de Saul, e evidentemente sobrinho do outro Mefibosete já citado.

A história Mefibosete é marcada por tragédias e frustrações. Ele tinha apenas 5 anos quando seu pai e seu avô morreram em batalha. 

Quando sua mãe recebeu a notícia de Jezreel sobre as mortes do pai e do avô do menino, tentou fugir apressadamente com ele.

Mas ela acabou deixando o menino cair de seus braços, fazendo com que Mefibosete ficasse aleijado dos dois pés (2 Samuel 4:4). Depois desse episódio, Mefibosete foi levado para Lo-Debar, um lugar em Gileade.

Lo-Debar ficava a leste do rio Jordão (cf. 2 Samuel 2:29; 17:27). Muitos estudiosos consideram que provavelmente Lo-Debar é o mesmo lugar chamado de Debir.

O profeta Amós, de forma sarcástica, faz um jogo de palavras ao usar a expressão “vocês que se regozijam pela conquista de Lo-Debar”, já que esse nome significa literalmente “coisa de nada”, também no sentido de “esquecimento”.

Em Lo-Debar, Maquir, filho de Amiel, se encarregou de cuidar de Mefibosete (2 Samuel 9:4). Mais tarde Mefibosete também teve um filho chamado Mica (2 Samuel 9:12).

MEFIBOSETE E DAVI

A Bíblia relata que a história de Mefibosete só ganha destaque quando Davi, já estabelecido como rei de Israel, se lembrou de sua amizade com Jônatas.

Então ele perguntou se ainda havia restado alguém da casa de Saul por quem ele poderia mostrar lealdade em honra a essa amizade.

Na ocasião, Ziba, servo da casa de Saul, informou o rei Davi sobre Mefibosete. Então imediatamente Davi mandou buscar Mefibosete em Lo-Debar.

Ele entregou ao filho de Jônatas as propriedades de Saul, permitindo que ele sentasse diariamente à mesa do rei. Davi também ordenou que Ziba fosse seu servo (2 Samuel 9).

FONTE: Estilo Adoração

Comentários