TV Jornal está entre as organizações de mídias selecionadas para segunda fase do programa ‘Acelerando Negócios Digitais’ do ICFJ

Além das organizações de mídias, jornalistas independentes também foram selecionados para a segunda etapa do programa Acelerando Negócios Digitais, do ICFJ

Acervo/JC
Em Pernambuco, apenas cinco organizações estão na lista, entre elas a TV Jornal, única emissora de televisão do Estado selecionada para o programa - FOTO: Acervo/JC

A TV Jornal, veículo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), está entre as 80 organizações de mídias que foram escolhidas para a segunda etapa do programa Acelerando Negócios Digitais, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), apoiado pela Meta e desenvolvido em parceria com diversas associações de mídia (Abert, Aner, ANJ, Ajor, Abraji e ABMD). Além das organizações, 80 jornalistas independentes também foram selecionados para a segunda fase do programa. Em Pernambuco, apenas cinco organizações estão na lista, entre elas a TV Jornal, única emissora de televisão do Estado selecionada para o programa.

Na primeira fase do ‘Acelerando Negócios Digitais’, mais de 1.500 pessoas - entre representantes das organizações e jornalistas independentes - participaram de diversas sessões de treinamentos com especialistas nacionais e internacionais renomados. Entre eles estavam Jeremy Caplan (diretor de ensino e aprendizado da Newmark Graduate School of Journalism da CUNY na cidade de Nova York), Jon Laurence (supervisor de produção executiva da AJ+) e Jennifer Brandel (cofundadora da Hearken).

>> JC investe em vídeos digitais com projeto apoiado pela Meta (Facebook)

>> Repórter do Jornal do Commercio é selecionado para bolsa do ICFJ, patrocinada pelo Facebook

Na segunda fase, os aprovados - que estão espalhados por diversos estados brasileiros mais o Distrito Federal - terão acesso a cinco meses de mentoria exclusiva, além de fundos de inovação para o desenvolvimento e o lançamento de projetos digitais. Rafael Santos, Larissa Alves e Victória Gama participam da equipe da TV Jornal que teve o produto aprovado.

Maria Luiza Borges, Diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, falou sobre a importância de ter um projeto aprovado nesta edição do ‘Acelerando Negócios Digitais’. "Essa é mais uma oportunidade de mergulharmos em novos formatos, novos conteúdos e novas formas de nos comunicarmos com outros públicos", disse.

OUTROS PROJETOS

Em setembro de 2021, a TV e Rádio Jornal integraram um grupo de 15 redações da América Latina no ‘Video Business Accelerator do Facebook’. O programa foi oferecido pelo Facebook Journalism Project, em colaboração com a Craig Newmark Graduate School of Journalism e o International Center for Journalists.

Já em março de 2022, o Jornal do Commercio foi selecionado para participar do programa “Acelerando a Transformação Digital”, que contou com a participação de outras 24 redações espalhadas pelo Brasil.

Em julho de 2022, o JC foi o único veículo do Nordeste aprovado para a segunda etapa do programa ‘Digital Video Masterclass Series’, voltado para veículos da América Latina. Promovido pela Meta Journalism Project, em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ) e PROTO, o programa - que foi dividido em duas etapas: treinamento e mentoria - teve por objetivo otimizar a produção de conteúdo em formato de vídeos digitais.