GOOGLE

Aba anônima do Google não funciona? Usuários entram em ação coletiva contra a empresa

Usuários entram com ação coletiva contra o Google pela empresa supostamente rastrear dados enquanto navegavam anonimamente.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 17/10/2022 às 9:03 | Atualizado em 03/11/2022 às 10:25
Notícia
Reprodução.
Aba anônima do Google não funciona? - FOTO: Reprodução.

"Precisamos parar de chamá-lo de modo anônimo e parar de usar um ícone de espião", essa é a fala de um dos engenheiros do Google Chrome, em um bate-papo de 2018, de acordo com o portal Tilt.

A fala do engenheiro se destaca em meio a uma possível crise do Google em relação à privacidade dos seus usuários.

A aba anônima é um modo de navegação em que os indivíduos podem acessar os sites sem se preocupar com o registro de históricos ou cookies.

Google.
Aba anônima é questionada por usuários. - Google.

Nesta terça-feira (18), a decisão será tomada pela juíza em uma ação coletiva de usuários, que afirmam o rastreamento de dados enquanto eles usavam o modo anônimo.

Segundo o UOL, a audiência acontecerá na Califórnia (EUA) e a juíza decidirá se os danos estatuários de US$ 100 a US$ 1.000 para os usuários serão válidos.

Os dados no modo anônimo podem ser usados? A Guia Anônima é segura?

Os dados registrados no modo anônimo podem ser registrados pelos websites que você visita, empregador ou escola, além do provedor de acesso à Internet, de acordo com o próprio Google. 

"Os controles de privacidade foram incorporados aos nossos serviços e incentivamos nossas equipes a discutir ou considerar constantemente ideias para melhorá-los", disse o porta-voz da empresa, Jose Castaneda, em um e-mail para o portal Bloomberg. 

Apesar dessa perspectiva, o Serge Egelman, diretor de pesquisa do Usable Security and Privacy Group da Universidade da Califórnia, no Berkeley's International Computer, afirma que dados sobre onde os usuários da aba anônima acessam de forma on-line, o que fazem em sites e quais anúncios visualizam podem ser dados usados pela empresa. 

 

*Com informações do Tilt e Olhar Digital. 

Comentários