
O ex-presidente Lula participa de festival neste domingo no Pátio do Carmo
É o primeiro ato público do petista depois de sair da prisão. O encontro ocorre no Pátio do Carmo - Foto: Agência Brasil
Após 580 dias de prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem ao Recife, capital do seu Estado natal, Pernambuco, em seu primeiro ato público. Lula vai participar do Festival Lula Livre, neste domingo (17).
O Nordeste, região com o maior eleitorado petista, onde Fernando Haddad (PT) ganhou nas eleições de 2018, foi o local escolhido como início de uma série de viagens que o ex-presidente pretende fazer pelo País, após ter sido solto, na sexta-feira (8).
A maioria dos governadores do Nordeste não deve estar presente no festival, pois estarão em uma missão do Consórcio Nordeste pela Europa, que inclui Itália, França e Alemanha, entre os dias 18 e 22 de novembro, para atrair investimentos para a região.
Segundo a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), que estará como governadora em exercício já que Paulo Câmara (PSB) viajou para a Europa, Lula deve chegar ao Recife na tarde deste domingo (17) e já deixa a cidade na segunda-feira (18). Ela vai recepcioná-lo no aeroporto, mas ainda não há confirmação de um encontro institucional entre os dois.
A edição do Festival Lula Livre já estava marcada, no Recife, antes da saída do petista da prisão, mas acabou sendo ampliada com a presença do ex-presidente, e o local, que antes seria no Cais da Alfândega, passou a ser no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), lembra que o Festival Lula Livre tem um caráter muito mais cultural do que político. Já confirmaram presença mais de 30 artistas, a exemplo de Johhny Hooker, Lia de Itamaracá, Otto, Mundo Livre S/A e Devotos.
O festival já teve outras edições em cidades pelo Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. O ex-presidente deve ser o único a discursar no evento.
Devem acompanhar o presidente no festival o governador do Piauí, Flávio Dino (PCdoB), o governador em exercício do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman (PR), o vice-presidente Márcio Macedo (SE), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e outros aliados do campo da esquerda.
Solto, Lula vai atuar como cabo eleitoral do PT para as eleições municipais em 2020. No Recife, onde o PT é aliado do PSB, é discutida a possibilidade de candidatura, com o nome de Marília Arraes.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.208 da Mega-Sena
Inscrições se encerrarão no dia 13 de janeiro de 2020
Em entrevista a João Victor Amorim, Júnior Matos falou de Mailson e Luan e ainda respondeu sobre quem atualmente é o melhor goleiro do Brasil