Coronavírus

Cidadãos resgatados na China chegam ao Brasil

Os 34 brasileiros foram resgatados na cidade chinesa de Wuhan

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 09/02/2020 às 11:25
Dela de La Rey/AFP
FOTO: Dela de La Rey/AFP

Os 34 brasileiros resgatados na China chegaram à Base Aérea de Anápolis, em Goiás, na manhã deste domingo (9). Eles vieram em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) enviados ao país asiático na última quarta-feira (5). As aeronaves pousaram às 6h05 e 6h12 vindas de Fortaleza, última escala técnica no trajeto da chamada Operação Regresso.

O resgate foi feito na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto mundial do coronavírus. As aeronaves também trouxeram quatro poloneses e um chinês que desembarcaram em Varsóvia, na Polônia, um dos locais de escala para abastecimento.

>> Confira os novos dados sobre coronavírus no Brasil

>> Número de mortes pelo novo coronavírus aumenta para 722 na China

>> Cientistas chineses suspeitam que pangolim, animal em extinção, é transmissor do coronavírus

>> Britânico afirma ter se curado do coronavírus com uísque e mel

Quarentena

Os repatriados vão permanecer em quarentena por 18 dias, no hotel de trânsito da Base Aérea de Anápolis, que foi especialmente preparado para essa operação. A tripulação –médicos, pilotos, enfermeiros, etc... – que participou do resgate também vai cumprir período de quarentena.

Todos ficarão em apartamentos individuais ou, no caso dos que são pais ou mães de crianças menores, poderão ficar no mesmo quarto. O grupo inclui crianças de 2 e 3 anos e outras de 7 a 12 anos. As visitas estão proibidas.

Os dois aviões da FAB com os resgatados a bordo decolaram de Wuhan, na China, no início da noite de sexta-feira (7). No trajeto para o Brasil, as aeronaves pararam para reabastecimento em Ürumqi (China), Varsóvia (Polônia), Las Palmas (Espanha), e em Fortaleza, já em território brasileiro.

>> Coronavírus: profissionais de saúde são treinados para lidar com casos

>> Coronavírus: governo decreta emergência em saúde pública e tem 14 casos suspeitos no Brasil

>> Hospital construído em 10 dias começa a receber pacientes com coronavírus na China

>> Pernambuco não tem caso suspeito de coronavírus, diz SES nesta segunda (3)