
Dom Fernando Saburido, destacou o papel da igreja de dar o exemplo e fornecer meios para que as pessoas reforcem a fé de casa, por causa do coronavírus
Igreja estava vazia, por causa do coronavírus - Foto: Wellington Lima / TV Jornal
Em tempos de pandemia de coronavírus, um domingo de ramos diferente foi registrado na Catedral da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
Fora da igreja, a tradição de ver os ramos de plantas nas portas foi mantida. Dentro dela, um ambiente incomum, quase vazio. Devido à disseminação do novo coronavírus, a tradicional celebração, uma das mais importantes da igreja católica, foi realizada com portas fechadas e a transmissão foi feita pelo rádio e internet.
Nos assentos, papéis marcavam simbolicamente a presença de varias paróquias e, apesar do isolamento social, houve presença espiritual. De casa, como deve ser, milhares de fiéis participaram da celebração, que marca o início da Semana Santa.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, destacou o papel da igreja de dar o exemplo e fornecer meios para que as pessoas reforcem sua fé de dentro de casa.
O boletim divulgado nesse sábado (4), pelo Ministério da Saúde, mostra que os casos do novo coronavírus no Brasil atingiram a marca de 10.278 infectados e o número de mortos subiu para 432. Inicialmente, a pasta havia informado que o país tinha 431 óbitos, mas corrigiu a informação poucas horas depois.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:
A Páscoa é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro
Em novo boletim divulgado nesta segunda-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou nove mortes e 22 novos casos de coronavírus no estado
ANS diz que atendimento terá cobertura obrigatória conforme contrato