Covid-19

Após tripulante testar positivo para coronavírus, navio fica em quarentena no Porto de Suape

A tripulação está sendo monitorada pela Anvisa

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 17/05/2020 às 9:38
 Porto de Suape/Divulgação
FOTO: Porto de Suape/Divulgação

Um navio está de quarentena no Porto de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco, após um dos 26 tripulantes a bordo ter o diagnóstico positivo para o novo coronavírus, na sexta-feira (15). Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o homem de 46 anos, está sendo medicado dentro da embarcação, com quadro de saúde estável e permanece isolado. O paciente será reavaliado por um médico. A tripulação está sendo monitorada pela Anvisa e ninguém mais apresentou sintomas, até este sábado (16).

O navio

O navio veio do Terminal de Madre de Deus, na Bahia, para receber óleo combustível para exportação, através de transbordo com outras embarcações, chegando no dia 11. Ele ficará em área isolada do Cais 1 até o dia 24 de maio, desde que novos casos não sejam identificados. Não houve embarque ou desembarque de tripulação, nem contato com trabalhadores portuários locais. Suape possui seis cais e quatro píeres, totalizando 13 berços de atracação e continua funcionando para garantir o abastecimento de produtos e insumos essenciais à população, como alimentos e medicamentos.

Barreira sanitária

Como estabelece o Plano de Contingência e Emergência em Saúde Pública do Porto de Suape, para resposta a situações relacionadas a casos de doenças infectocontagiosas, uma barreira sanitária ficará instalada no local, para que os técnicos envolvidos na investigação se higienizem e descartem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) utilizados a bordo. A ambulância do porto, com equipe especializada, se mantém de plantão, caso precise fazer alguma remoção a hospital.

Esse é o primeiro caso de contaminação de tripulante confirmado em Suape. Toda a movimentação vem sendo monitorada e, antes de atracar, as embarcações precisam de autorização da Anvisa, órgão responsável por conceder a livre prática aos navios, ou seja, a anuência para que o navio possa entrar no porto e operar, checando e atestando as condições sanitárias e de saúde do ambiente e dos tripulantes a bordo, por meio da Declaração Marítima de Saúde preenchida pelo comandante.

Todas as medidas de contenção indicadas pelos órgãos sanitários estão sendo cumpridas em Suape, tais como o reforço da limpeza, campanhas de conscientização, disponibilização de álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), orientação sobre distanciamento e restrição de circulação em cais e píeres, onde lavabos foram instalados para lavagem mais constante das mãos.

Silver Shadow

Este é o segundo navio a ser retido em Pernambuco, desde o início da pandemia. O primeiro foi o navio Silver Shadow, que ficou atracado e em quarentena 14 dias no mês de março por conta de dois casos confirmados do novo coronavírus entre turistas.

>>Anvisa autoriza saída de navio atracado no Recife com registro de morte por coronavírus

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.