ANTECIPAÇÃO

Confira os setores antecipados do plano de reabertura das atividades econômicas em Pernambuco

Ao todo, 32 setores retomam de forma gradativa

Confira os setores antecipados do plano de reabertura das atividades econômicas em Pernambuco

Shopping centers também poderão oferecer o serviço de coleta por drive thru - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foi antecipado pelo Governo de Pernambuco nessa sexta-feira (5), alguns pontos do Plano de Convivência para a retomada das atividades não essenciais. Ao todo, além do comércio atacadista, 32 setores voltarão a operar, na próxima segunda-feira (8), de forma gradativa. Com isso, confira os setores antecipados abaixo.

  • Construção civil voltará a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não mais das 9h às 18h. 
  • Shopping centers também poderão oferecer o serviço de coleta por drive thru nos estacionamentos uma semana antes do previsto.

>>Governo de Pernambuco anuncia mudanças no plano de retorno das atividades não essenciais

Protocolo

Para todos os setores, será adotado um novo protocolo obedecendo determinações de distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação. Deverá ser mantida a distância mínima de 1,5 metros; escalonamento de horário de refeição dos colaboradores; evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal; dividir as equipes de trabalho em grupos para evitar aglomerações; no caso de filas, demarcar os espaços no chão e manter barreiras físicas no caso de atendimento direto aos clientes.

Uso e fornecimento de álcool 

Também será necessário uso e fornecimento de álcool 70%; uso e fornecimento de máscaras; além de limpeza e desinfecção de superfícies tocadas, áreas comuns e banheiros de uso coletivo. As empresas também deverão comunicar a todos os trabalhadores e clientes sobre os procedimentos em relação à doença. Além dessas determinações, 15 setores seguirão ainda protocolos próprios.

Outras datas do Plano de Convivência

10 de Junho
  • Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia retornam às atividades dia 10 de junho.

A partir desta segunda-feira (08.06), além da reabertura do comércio atacadista, a construção civil voltará a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não das 9h às 18h, como antes estava planejado. Shoppings poderão oferecer serviço de coleta por drive thru em estacionamentos uma semana antes do que estava previsto.

15 de Junho

A reabertura gradual do varejo para lojas de até 200 metros quadrados funcionará ao mesmo tempo para o comércio do Estado. Os estabelecimentos estão autorizados a reabrir a partir de 15 de junho. Serviços de venda, locação e vistoria de veículos também voltarão a funcionar nessa data.

Os salões de beleza e serviços de estética, que estavam previstos para voltarem a partir do dia 15, continuam sem alterações. Eles deverão atender apenas um cliente por vez, por agendamento e com higienização entre um cliente e outro. Os treinos de futebol profissional poderão ocorrer a partir da mesma data.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.