Caso Miguel

Revoltados com a morte de Miguel, artistas do Brasil se manifestam nas redes sociais

Personalidades públicas se manifestaram e cobram justiça pela morte de Miguel

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 06/06/2020 às 18:05
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

A triste morte do garoto Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, após cair do 9º andar, na última terça-feira (2), do condomínio de luxo Píer Maurício de Nassau, conhecido como Torres Gêmeas, no bairro de São José, na área central do Recife, onde a mãe trabalhava como empregada doméstica, gerou comoção nacional. A primeira dama do município de Tamandaré, Sarí Corte Real, patroa da mãe de Miguel, foi autuada por homicídio culposo - quando não há intenção de matar - por deixar a criança sozinha no elevador momentos antes do acidente, mas pagou fiança de R$ 20 mil e foi liberada para aguardar a conclusão do inquérito em liberdade.

>>Caso Miguel: Polícia Civil deverá concluir investigações até a próxima quinta-feira (11)

Devido a essa tragédia, vários artistas do Brasil repercutiram o caso com imagens e caricaturas do garoto, e pedem, nas redes sociais, justiça para a família do menino. Confira abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Meu coracao esta despedacado com esta tragedia. Miguel, de apenas 5 aninhos, foi trabalhar com sua mae, a empregada domestica Mirtes Renata. Certamente, pq ela foi obrigada a voltar a trabalhar, mas como as escolas e creches estao fechadas n tinha com quem deixar a crianca! Pois bem, a patroa mandou sua funcionaria ir passear com os caes e ficou de tomar conta da crianca. Mas irritada com o choro de uma criancinha assustada ela o colocou no elevador sozinho!!!!! Ele cada vez mais assustado, em busca de sua mae, parou em um andar sem protecao e ao avistar sua mae na rua... foi chama-la e caiu do 9 andar deste condominio luxuoso em Pernambuco! Imaginem o desespero desta crianca! Imaginem a dor de uma mae!!!! A patroa pagou a fianca de 20 mil reais e esta respondendo em liberdade! E para meu espanto a policia e imprensa n estao divulgando o nome dela. Parece que e esposa de politico do Estado. Uma vergonha! E se fosse o contrario?!? Queremos justica para Miguel. Por favor, quem conhecer a mae, entre em contato comigo. Quero ajudar a pagar um advogado para o caso. Me ajudem a nao deixar esta mulher ficar impune pq e rica e influente. E aproveito para perguntar para nossos governantes: As maes estao tendo que voltar a trabalhar, MAS AS ESCOLAS e CRECHES estao fechadas sei la ate qd! Vao deixar as criancas com quem?!?? Eu com todos meus privilegios, estou encontrando extrema dificuldade de trabalhar e cuidar do meu filho. Mas como disse, tenho todos os recursos. Agora e quem n tem?!?? Nao e um problema so das maes! E de toda sociedade! Com quem ficarão os filhos das trabalhadoras, sem escolas?!!?? #justicaparamiguel

Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell) em

Ver essa foto no Instagram

Quem pagava o salario da Mirtes, mae do Miguel era o povo brasileiro!!l O povo pagava o salario da funcionaria da casa do prefeito Isso tem nome ne? Sari Corte Leal, a primeira dama de Tamandare colocou uma crianca de 5 anos sozinha em um elevador para ir atras da mae( volte 1 post) Sari, se fosse um amiguinho da escola do seu filho que estivesse brincando na sua casa, e comecasse a pedir pela mae, vc colocaria ele sozinho em um elevador para ir atras dela sozinho?!!! Obvio que nao. Colocou Miguel, pq ele era filho da empregada. Pq a vida de uma crianca pobre nao valia seu tempo. Sua unha era mais importante. Hj tera uma grande manifestacao na frente do seu condominio no Recife. E e so o comeco. Eu choro olhando a foto da Mirtes sorrindo com o Miguel. Sei que este sorriso nunca mais existira, gracas a vc Sari. E todo seu egoismos nojento. Vc pode ser poderosa, rica... mas nos somos um pais inteiro ao lado de uma mae que sofre a dor mais terrivel que existe... #justicaparaMiguel Ontem qd postei, coloquei em letras maiusculas que as escolas estavam fechadas. Algumas pessoas acharam que eu estaria culpando as escolas. Obvio que nao gente! E pq eu conheco a podridao humana. Sabia que iria ter gente tentando culpar a vitima. Olhem o comentario de uma tal de Daniela em um post no face... #vergonha

Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell) em

 
 
 

Ilustração

Uma ilustração feita pelo cartunista carioca Kinho viralizou nas redes sociais e emocionou os internautas. No desenho, é possível ver o Miguel com asas de anjo sendo recebido por Jesus.

Ver essa foto no Instagram

Hoje eu já chorei #justiçamiguel #meninomiguel #justiçapormiguel

Uma publicação compartilhada por kinho Kársyn (@kinhokartoon) em

Relembre o caso

O caso aconteceu na tarde da última terça-feira (2), quando Mirtes Renata deixou o filho sob a responsabilidade da patroa e desceu para passear na rua, com o cachorro da família. Ao voltar para o prédio, ela se deparou com o filho praticamente morto. Miguel ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos provocados pela queda.