TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Fernando de Noronha registra mais 6 infectados pela covid-19 na ilha

Fernando de Noronha reabriu para todos os turistas neste mês de outubro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/10/2020 às 11:16
Acervo/ JC Imagem
FOTO: Acervo/ JC Imagem

A administração de Fernando de Noronha confirmou que mais seis pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no arquipélago. Os novos registros da covid-19 foram identificados nesta sexta-feira (23). Os pacientes são moradores e trabalhadores da ilha e já estão em isolamento domiciliar, cumprindo a quarentena. Dos casos confirmados, cinco deles tiveram contato com o morador que testou positivo na quarta-feira (21), o que caracteriza uma transmissão comunitária.

A volta dos turistas ao arquipélago começou no dia 1º de setembro. Inicialmente, apenas pessoas que já tiveram a covid-19 poderiam entrar na ilha. No entanto, a administração de Fernando de Noronha e o Governo de Pernambuco reabriram o arquipélago para entrada de todos os turistas em outubro.

Leia também >> Manifestantes pedem reabertura total de Fernando de Noronha; governo vai avaliar solicitações

Governo libera turistas em Fernando de Noronha e confirma data para volta dos barraqueiros

Aulas presenciais serão retomadas em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha reabre para todos os turistas em outubro; confira normas

Com apenas 1 caso de coronavírus, Noronha reabre bares, restaurantes e lanchonetes

Agora são sete infectados em recuperação em Fernando de Noronha e sobe para 81 o número de casos em Noronha, aumentando para 133 o total de registros, incluindo os 52 casos importados. Desse total, 126 pacientes já tiveram cura clínica confirmada, segundo a administração.

Ainda segundo a administração de Fernando de Noronha, as pessoas que tiveram contato com os novos casos da covid-19 registrados realizarão a testagem.

Aplicativo

A administração de Fernando de Noronha orienta todos os moradores a baixarem em seus celulares o aplicativo Dycovid. Essa também é uma exigência do protocolo para os turistas que entram na ilha. O Dycovid rastreia casos positivos de Covid-19 e alerta os usuários sobre o risco de contaminação, caso tenham tido contato com alguém infectado. O aplicativo ajuda a controlar a circulação do vírus e aumenta a segurança de moradores e visitantes, garantindo que a ilha permaneça aberta ao turismo.

Prevenção

A Vigilância em Saúde da ilha reforçou a importância de serem mantidas as medidas de prevenção ao novo coronavírus. O uso das máscaras é indispensável para todos que precisarem circular pelas vias públicas. Também lembrou a importância de se manter a higienização regular das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Reabertura

Fernando de Noronha iniciou, no último dia 10, uma nova etapa de reabertura do turismo, com permissão de entrada para todos, contanto que realizem um exame do tipo RT-PCR na data anterior à viagem, ou na própria data do embarque, e apresentem o resultado negativo no desembarque em Noronha. Caso o resultado do exame não saia a tempo, o visitante fica isolado no local da hospedagem até que receba o resultado do teste. Também é obrigatório baixar o aplicativo Dycovid, que alerta sobre riscos de contaminação.

Na saída da ilha, ou no quinto dia da viagem, se for ficar mais de cinco dias, o visitante faz um novo exame, custeado pelo Governo do Estado, para que haja um maior controle da disseminação da doença. Visitantes que já tiveram covid-19 devem apresentar a comprovação de que já tiveram a doença. São aceitos dois tipos de resultados: O IgG positivo (sorológico), com exame realizado pelos métodos de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou Elisa imunoensaio, com menos de 90 dias da data do embarque, ou o RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), com mais de 20 dias da data do embarque. Testes rápidos não serão aceitos.

Todos os moradores e trabalhadores que embarcam para Noronha cumprem o mesmo protocolo de entrada para os turistas, com a comprovação da realização de um teste RT-PCR um dia antes da viagem ou no dia do embarque. No quinto dia da chegada, um novo exame é realizado na ilha para essas pessoas.