Saúde

Recife mantém drive-thru e horário estendido de campanhas de vacinação

Com a prorrogação de duas campanhas da prefeitura, população recifense tem até o dia 27 de novembro para tomar as doses

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 14/11/2020 às 16:28
Ikamahã/Sesau PCR
FOTO: Ikamahã/Sesau PCR

A estratégia de manter o sistema de drive-thru durante as campanhas de vacinação da Prefeitura do Recife se mantém com a prorrogação da ação até o próximo dia 27. A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife manterá o drive-thru, em pontos estratégicos da cidade, e horário estendido em algumas unidades para imunização do público-alvo. As doses também continuarão disponíveis nas unidades de saúde da PCR. Você pode conferir a lista com os locais no site da Prefeitura do Recife.

O horário estendido acontece em duas unidades de saúde, por dia, das 8h às 21h. Nas duas próximas segundas-feiras (16 e 23), o Centro de Saúde Joaquim Cavalcante, nos Torrões, e a Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, vão estender o horário até 21h.

Nas terças (17 e 24), a população poderá se imunizar à noite nas Policlínicas Albert Sabin, na Tamarineira, e Gouveia de Barros, na Boa Vista. As Policlínicas do Pina e Lessa de Andrade, na Madalena, vão funcionar até mais tarde nas quartas-feiras (18 e 25).

Já nas próximas quintas-feiras (19 e 26), será a vez do Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa, no Barro, e da Upinha Rio da Prata, no Ibura, estenderem o horário. E, nas sextas (20 e 27), a vacinação noturna acontece nas Policlínicas Salomão Kelner, em Água Fria, e Clementino Fraga, no Vasco da Gama.

Além disso, o esquema drive-thru será montado novamente pela prefeitura em pontos estratégicos da cidade, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco para imunização exclusiva de crianças contra poliomielite. A PCE informou que lista com os endereços ainda será divulgada.

Além das estratégias de horário estendido e drive-thru, as vacinas continuam sendo oferecidas nas mais de 140 salas da Rede Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para evitar a concentração de pessoas apenas nessas unidades, a Sesau orienta que quem tiver disponibilidade no horário comercial deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa.

Vacinas

A Campanha de Vacinação Contra Poliomielite é focada em crianças de 1 ano a menores de 5 anos. O Programa de Imunização (PNI) do Recife aplicou quase 49 mil doses da vacina contra poliomielite, o que representa cerca de 60% de cobertura vacinal. A meta do município é vacinar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos na capital, mesmo que elas já tenham tomado a vacina anteriormente.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos também devem buscar as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinas. A Campanha Nacional de Multivacinação oferece 17 imunizantes do calendário vacinal, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras.

Cartão de vacinação

A Secretaria de Saúde orienta que pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do Programa de Imunização (PNI) do Recife avaliem a necessidade de cada uma, de acordo com a idade e as doses já tomadas.