liderança

Debate com João Campos e Marília Arraes na TV Jornal é líder de audiência

O debate da TV Jornal teve cobertura completa de todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 25/11/2020 às 17:04 | Atualizado em 16/03/2023 às 7:31
Yacy Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro/ JC Imagem

O debate entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), candidatos à Prefeitura do Recife no segundo turno, realizado pela TV Jornal na última terça-feira (24), obteve média de 8,1 pontos, com share de 19,2 e foi líder de audiência.

Esses números resultam em 1 a cada 5 de todas pessoas com a televisão ligada e mais de 510 mil de alcance, sendo 30% da audiência pertencente à classe AB e 42% maior do que a emissora.

Os números foram divulgados pelo Ibope, nesta quarta-feira (25), e refletem o interesse do telespectador em conhecer as propostas dos candidatos.

Mídias digitais do SJCC

Além da televisão, a cobertura do debate foi sucesso em todas as plataformas digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

Nos sites da TV Jornal, Rádio Jornal, Jornal do Commercio e NE10, as matérias referentes ao debate tiveram um aumento de 63 mil em pageviews. Na redes sociais, a participação dos internautas também foi alta.

No Facebook, foram 110 mil de impressões, com mais de 30 mil visualizações, 11 mil comentários, 6,4 mil reações e mais de 570 compartilhamentos.

Já no YouTube da TV Jornal, a transmissão do debate do segundo turno teve mais de 42 mil reproduções e 5,2 mil pessoas acompanhando ao vivo.

O Twitter obteve mais de 178 mil impressões, com 4,2 mil engajamentos e 980 registros com a hashtag #EleiçõesSJCC.

Já o Instagram da TV Jornal atingiu mais de 910 mil em impressões, em 37 publicações, com mais de 21 mil curtidas e mais de 2,8 mil comentários.

Vale lembrar que o segundo turno das eleições municipais está marcado para o dia 29 de novembro.

"Tanto no debate do primeiro turno, quando fomos a única TV a realizar debate, quanto agora, tivemos recordes de audiência, isso não só na TV aberta quanto no digital", contou a diretora de jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho.

"Isso mostra que há um interesse sim, do eleitor, em conhecer o as propostas desses candidatos e o que eles têm a oferecer à cidade", diz ela.

O que leva eleição para 2º turno?

A corrida eleitoral, entretanto, ainda pode ser estendida nas cidades com mais de 200 mil habitantes, pois nelas há a possibilidade de 2º turno para o cargo de prefeito.

Nestes municípios maiores, a Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do Executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos.

Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.

>> Confira os resultados das eleições em várias cidades de Pernambuco

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nas cidades com mais 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador.

Isso significa que é realizado, em até 20 dias, um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Aglomerações durante apuração e pós-resultado

A Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE) orientou todos os promotores eleitorais estaduais a necessidade de interposição de pedido de providências contra todos os candidatos para que se abstenham de participar ou incentivar comemorações que gerem aglomerações.

A PGJ-PE orienta promotores eleitorais de todo o estado para que não incentivem nem promovam comemorações e aglomerações.

Desafio pós-pandemia

o empresário João Carlos Paes Mendonça foi entrevistado na Rádio Jornal e falou suas visões para a capital pernambucana, diante das dificuldades causadas pela pandemia do covid-19, além dos desafios para a próxima gestão municipal, após as eleições 2020.

“O Bolsa Família, o auxílio emergencial, são importantes, mas devem ser de passagem. O importante é gerar emprego, é investir em educação. Sem educação, não há desenvolvimento”, afirmou o empresário.