Ciência

Confira as perspectivas astronômicas para 2021

Novo ano promete observações inéditas e descobertas na astronomia

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/01/2021 às 13:35 | Atualizado em 10/07/2023 às 9:14
Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
O eclipse lunar parcial mais longo do século vai acontecer no dia 19 de novembro - FOTO: Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

Perspectivas animadoras preenchem o ano de 2021 no campo da astronomia. São eventos como o lançamento de um supertelescópio e a contagem regressiva para uma missão com destino à Lua.

Quem perdeu a chance de observar os eventos ocorridos em 2020 terá a oportunidade de assistir a novos fenômenos a partir de 27 de abril, com uma Superlua

No mês de maio, um eclipse total da Lua poderá ser visto nos céus brasileiros. Outro eclipse, desta vez parcial, marca o calendário de novembro. Já no mês de dezembro, será possível observar a famosa chuva de meteoros Geminídeas.

Primeira mulher na Lua

Em 2021, também começa a contagem regressiva para a missão Artemis, da Nasa, que deve levar, em 2024, a primeira mulher à Lua.

Com parceria brasileira, os testes não tripulados começam neste ano, de acordo com a agência aeroespacial norte-americana. A missão ganhou novo fôlego depois que moléculas de água foram detectadas na Lua pelo telescópio Sofia.

Supertelescópio James Webb

Para Duilia de Mello, astrônoma, pesquisadora em projetos da Nasa e vice-reitora da Universidade Católica da América, o lançamento do supertelescópio James Webb é o destaque do ano.

“A gente vai poder ver as primeiras galáxias. Além disso, [o telescópio] vai confirmar também alguns planetas ao redor de outras estrelas. Vai ser uma missão de impacto na nossa visão de universo”, afirmou.

O astrofísico do Observatório Nacional Ricardo Ogando ressalta a importância das imagens em alta resolução que serão capturadas em 2021 para o campo astronômico.

“A astronomia é a ciência do acaso. A gente nunca sabe o que vai descobrir. É muito difícil prever o que será destaque em 2021”, disse.

“Por exemplo, matéria escura e energia escura. São dois ingredientes importantes do universo que ninguém sabe o que são e surpreenderam a todos quando foram descobertos”, explica Ogando.