Alistamento militar

Saiba como realizar alistamento militar obrigatório em 2021

O prazo para alistamento militar iniciou em 1º de janeiro e vai até 30 de junho

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 06/01/2021 às 11:53 | Atualizado em 15/06/2023 às 11:49
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Saiba como solicitar 2º Via do Certificado de Reservista - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

Desde o início de 2021, o prazo de inscrição para o alistamento militar está aberto. O processo é obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano.

As inscrições vão do dia 1º de janeiro até 30 de junho e podem ser feitas online, pelo site oficial do alistamento militar obrigatório. Caso seja convocado, a prestação de serviço militar tem duração de 12 meses.

Como se inscrever?

Para realizar o alistamento pela internet, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • carteira de identidade;
  • comprovante de residência com CEP;
  • endereço de e-mail e número de telefone.

Após preencher as informações no formulário, o jovem pode acompanhar as próximas etapas no mesmo site, acessando com o número de CPF e uma senha criada no momento do cadastro.

A inscrição também pode ser feita em uma Junta do Serviço Militar (JSM) para aqueles que não têm acesso à internet. Nesse caso, é preciso apresentar certidão de nascimento ou prova equivalente e comprovante de residência ou declaração firmada por ele.

Casos especiais

Em algumas situações, o alistamento militar só pode ser realizado de maneira presencial, como é o caso os jovens arrimo de família (responsáveis pelo sustento familiar).

Neste caso, o jovem deve apresentar um requerimento solicitando dispensa de incorporação e apresentar documentos que comprovem sua condição de arrimo.

Outra situação é a de jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência, que também devem entregar um requerimento solicitando isenção do serviço militar.

Segundo o Ministério da Defesa, neste caso também é preciso entregar “atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.

Caso não seja possível comparecer à JSM por incapacidade absoluta, o jovem poderá ser representado por tutor ou curador.

Nome social

Também há a possibilidade de o jovem se alistar com o nome social, conforme a legislação. Para isso, é preciso se dirigir à junta militar com os seguintes documentos:

  • certidão de nascimento ou equivalente;
  • comprovante de residência;
  • documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte);
  • requerimento para uso de nome social.

Para brasileiros residentes no exterior, é preciso dirigir-se à repartição consular com certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

Seleção

A seleção dos jovens para ingresso nas Forças Armadas ocorre entre os dias 1º de julho e 28 de outubro. A primeira etapa é um teste de conhecimentos gerais, seguido de exames médicos e psicotécnicos.

Depois do resultado, os jovens podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar. Se for dispensado, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele participa de uma cerimônia onde se compromete a se apresentar futuramente, caso necessário.